Gostou do artigo? Compartilhe!

Reflexão: a vergonha e a deficiência auditiva

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A vergonha é um sentimento inerente ao ser humano e todos já sentiram em algum momento. Porém, a vergonha tem duas facetas, e pode tanto ser prejudicial, quanto também pode ser transformadora em algumas situações, principalmente quando tratamos desse sentimento relacionado a uma condição de saúde1, como é o caso da surdez.

A pessoa com deficiência auditiva e que sente vergonha de sua deficiência pode entrar em um ciclo no qual a vergonha leva à não aderência ao tratamento, que leva a uma pior comunicação, que então leva novamente à vergonha. Esse é o principal problema de dar espaço a esse sentimento, pois ele pode impedir que a pessoa busque a reabilitação auditiva através do aparelho ou implante2 coclear, por exemplo, o que interfere diretamente em sua qualidade de vida.

Saiba mais sobre "Surdez", "Implante2 coclear" e "Aparelho auditivo".

O blog Crônicas da Surdez é um canal que busca fornecer informação e apoio para as pessoas que têm algum grau de deficiência auditiva (surdez). Com o movimento "Surdos que Ouvem", o blog se propõe a discutir temas como esse da vergonha, para gerar reflexões e ajudar as pessoas com deficiência auditiva a enxergarem sua condição de outra maneira.

Na série de vídeos "DR da Surdez", a escritora do blog, Paula Pfeifer, e seu marido, o otorrinolaringologista Dr. Luciano Moreira, discutem a comunicação e as relações, buscando achar caminhos que levem a uma melhor escuta, melhor comunicação e melhores relacionamentos. E o último vídeo publicado trata justamente sobre a questão de como a vergonha pode ser poderosa – para o mal – e transformadora – para o bem – na vida de uma pessoa com deficiência auditiva.

Confira o vídeo abaixo:

 

Além desse vídeo, você pode acompanhar vários outros conteúdos do Crônicas da Surdez através do blog, do Youtube e das redes sociais, e também no Portal Otorrino. Confira nos links abaixo:

» Blog Crônicas da Surdez
» Youtube Crônicas da Surdez
» Facebook Crônicas da Surdez
» Instagram Crônicas da Surdez
» Portal Otorrino

 

NEWS.MED.BR, 2020. Reflexão: a vergonha e a deficiência auditiva. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1360358/reflexao+a+vergonha+e+a+deficiencia+auditiva.htm>. Acesso em: 21 out. 2020.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
Gostou do artigo? Compartilhe!