Gostou do artigo? Compartilhe!

Painel coloca em discussão o uso de substâncias anoréticas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
A Unidade de Produtos Controlados da Anvisa realizou, em São Paulo, o “Painel sobre Uso Racional de Substâncias Anoréticas”. Os debates tiveram como objetivo consolidar informações sobre o tema, para direcionar o trabalho do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no desenvolvimento de ações que visem ao controle efetivo da circulação1 e do uso de substâncias anoréticas. O encontro ocorreu nos dias 22 e 23/6.

Durante o painel, além de técnicos da Anvisa, vários especialistas no assunto, entre eles toxicologistas, farmacologistas, psiquiatras e endocrinologistas, fizeram apresentações para um público formado por médicos e farmacêuticos.

Representantes de diversas entidades acompanharam as discussões, como profissionais da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade2 e da Síndrome Metabólica3 (Abeso), da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime) e da Escola Nacional de Saúde4 Pública (ENSP).

O uso de substâncias anoréticas tem causado preocupação por gerarem dependência química. Em seu relatório anual de 2005, a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) alertou para o aumento do consumo dessas substâncias no Brasil.

Medicamentos que contenham substâncias anoréticas têm seu uso justificado pela eficácia no combate à obesidade2, doença que, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde4 (OMS), atinge 115 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento. Mas, o consumo seguro só é possível por meio de um tratamento com rigoroso acompanhamento clínico, para evitar erros ou abuso.

Fonte: Anvisa
NEWS.MED.BR, 2006. Painel coloca em discussão o uso de substâncias anoréticas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1330/painel-coloca-em-discussao-o-uso-de-substancias-anoreticas.htm>. Acesso em: 6 dez. 2019.

Complementos

1 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Síndrome metabólica: Tendência de várias doenças ocorrerem ao mesmo tempo. Incluindo obesidade, resistência insulínica, diabetes ou pré-diabetes, hipertensão e hiperlipidemia.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!