NewsMed

Gerenciamento do trabalho de parto de mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana

sexta-feira, 24 de agosto de 2018
Avalie este artigo
Gerenciamento do trabalho de parto de mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana

O parecer do Comitê de Especialistas do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas está sendo revisado para fornecer orientações atualizadas sobre a gestão de gestantes durante a gravidez e o parto para prevenir a transmissão materno-infantil do vírus da imunodeficiência humana (HIV). A prevenção da transmissão do HIV da mulher para o feto ou recém-nascido é um objetivo importante no atendimento de gestantes infectadas pelo HIV.

Saiba mais sobre "Infecção pelo HIV".

O parecer do Comitê de Especialistas do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas faz as seguintes recomendações:

  • Pesquisas já estabelecidas e em andamento demonstraram que o tratamento de gestantes infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) com terapia antirretroviral combinada (cART) pode atingir um risco igual ou menor do que 1-2% de transmissão materno-infantil se cargas virais maternas de 1.000 cópias/mL ou menos forem mantidas, independentemente do tipo de parto ou duração da ruptura das membranas antes do parto.
  • As mulheres devem receber terapia antirretroviral durante a gravidez de acordo com as diretrizes atualmente aceitas para adultos. Os níveis plasmáticos de ácido ribonucleico do HIV (RNA) em grávidas devem ser monitorados na consulta pré-natal inicial, 2 a 4 semanas após o início (ou alteração) dos esquemas de drogas cART, mensalmente até que os níveis de RNA sejam indetectáveis, e depois pelo menos a cada 3 meses durante a gravidez.
  • Grávidas infectadas com HIV cujas cargas virais são maiores que 1.000 cópias/mL no parto ou próximo a ele, independente da terapia antirretroviral anteparto, ou cujos níveis são desconhecidos, devem ser aconselhadas em relação ao benefício potencial do parto cesárea programado para 38 0/7 semanas de gestação, antes do trabalho de parto iniciar, para reduzir o risco de transmissão de mãe para filho. Essas pacientes também devem receber zidovudina intravenosa (ZDV) no período pré-operatório, idealmente 3 horas antes do procedimento e como dose de ataque intravenosa uma hora antes do procedimento (2 mg/kg), seguida de infusão contínua por 2 horas (1 mg/kg/h) até o momento do parto para atingir níveis do fármaco no sangue materno e fetal.
  • Independentemente dos resultados da carga viral materna antes do parto, o planejamento para o cuidado e manejo de todos os recém-nascidos nascidos de mulheres infectadas pelo HIV deve ser iniciado com pediatra experiente em iniciar e monitorar a continuação da terapia profilática do HIV para neonatos e bebês em risco. Idealmente, este processo deve ocorrer antes do parto, mas, caso não ocorra, deve iniciar o mais cedo possível após o nascimento.
  • Alguns medicamentos usados para tratar o HIV podem ter interações significativas com medicamentos usados durante o trabalho de parto e o parto, especificamente uterotônicos. O uso concomitante de metergina ou outras ergotaminas com inibidores da protease ou cobicistate, ou ambos, tem sido associado a respostas vasoconstritoras exageradas.
  • A autonomia da paciente em tomar a decisão sobre o tipo de parto deve ser respeitada após os riscos maternos e neonatais terem sido discutidos. A decisão informada da paciente de se submeter ao parto vaginal, apesar de uma carga viral acima do limite aceito, deve ser honrada. O contrário vale para uma decisão informada sobre o parto cesárea no contexto de uma carga viral de 1.000 cópias/mL ou menos.
  • A discussão sobre a opção de parto cesárea programado e suas vantagens na situação de supressão viral subótima deve começar o mais cedo possível na gravidez com todas as grávidas infectadas pelo HIV, para lhes dar uma oportunidade adequada para fazer perguntas e considerar sua tomada de decisão.
  • É importante ressaltar que a triagem rápida durante o trabalho de parto e o parto ou durante o período imediato pós-parto, usando a abordagem de não opção, deve ser feita para mulheres que não foram testadas no início da gravidez ou cujo status de HIV é desconhecido. Os resultados devem estar disponíveis 24 horas por dia e dentro de uma hora.
  • A duração da ruptura das membranas antes do parto não é um fator de risco independente para a transmissão materno-infantil em mulheres que, de outra forma, estão com a carga viral apropriadamente suprimida e não é uma consideração em relação à via de parto.
Leia sobre "Trabalho de parto", "Parto a termo", "Parto cesárea", "Parto vaginal" e "Parto prematuro".

 

Fonte: The American College of Obstetricians and Gynecologists, ACOG Committee Opinion número 751

 

Nota ao leitor:

As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Comentários
Gerenciamento do trabalho de parto de mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana | NewsMed