Atalho: 5VIC2MB

Pesquisadores norte-americanos do Instituto J. Craig Venter anunciaram em 24 de janeiro, na revista científica Science, ter conseguido criar em laboratório o primeiro genoma sintético de uma bactéria1 - Mycoplasma genitalium, um passo considerado importante para a criação potencial de uma forma de vida artificial. Esta é a maior estrutura de DNA já fabricada pelo homem, destacam os autores do estudo.

Daniel G. Gibson, principal autor do estudo, e outros participantes como Craig Venter e Hamilton Smith fazem parte da equipe de cientistas que têm como objetivo final criar uma célula2 artificial de bactéria1 baseada inteiramente no genoma sintético da bactéria1 Mycoplasma genitalium, que acabam de produzir. Ou seja, este cromossoma será transplantado para uma célula2 viva, da qual poderá tomar o controle e transformar-se em uma nova forma viva.

No estudo atual, foi demonstrado que é possível criar artificialmente grandes genomas e ajustar o seu tamanho, o que abre caminho para potenciais aplicações importantes, tais como a produção de biocombustíveis ou para a absorção de dióxido de carbono. Para Dan Gibson, principal autor do estudo, a pesquisa "representa a segunda das três etapas para a criação de um organismo vivo inteiramente artificial”. A primeira etapa foi cumprida em 2007 com a transferência do genoma de uma bactéria1 para outra bactéria1, transformada em uma espécie diferente no processo.

O genoma que os investigadores criaram em laboratório copia partes essenciais do DNA da bactéria1 Mycoplasma genitalium e recebeu o nome de Mycoplasma laboratorium. O Mycoplasma genitalium é um organismo relativamente simples quando comparado ao ser humano, já que é composto por 580 genes, enquanto um humano é composto por 36.000 genes.

Science

J.Craig Venter Institute

NEWS.MED.BR, 2008. Pesquisadores norte-americanos criam genoma sintético da bactéria Mycoplasma genitalium. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/13041/pesquisadores-norte-americanos-criam-genoma-sintetico-da-bacteria-mycoplasma-genitalium.htm>. Acesso em: 19 abr. 2024.

1 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
2 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.