Atalho: 5RDTD2V
Gostou do artigo? Compartilhe!

Fiocruz: teste rápido faz diagnóstico do HIV em até 25 minutos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Teste Confirmatório Imunoblot Rápido, que permite confirmar o diagnóstico1 de HIV2 em até 25 minutos (o atual leva de 1 a 30 dias para ficar pronto), foi lançado no dia 1º de dezembro de 2010, Dia Mundial de Luta contra a Aids, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

De acordo com o gerente de Programa de Reativos de Bio Manguinhos/Fiocruz, Antônio Ferreira, são vários os benefícios trazidos por esta inovação tecnológica no diagnóstico1 do HIV2. As gestantes vão ter menos risco de erro em seu teste preliminar, o que colabora para a diminuição da transmissão vertical do vírus3 (de mãe para filho) e evita o uso desnecessário da profilaxia medicamentosa com antiretroviral. Outras vantagens são a maior agilidade no diagnóstico1, a qual melhora o atendimento dos pacientes nos centros de testagem, além do melhor desempenho em termos de sensibilidade e especificidade.

O Imunoblot Rápido tem margem mínima de erro, custa cinco vezes menos para o Governo Federal, já está registrado no Ministério da Saúde4 e deve ser implementado no primeiro semestre de 2011.

Fonte: Fiocruz

NEWS.MED.BR, 2010. Fiocruz: teste rápido faz diagnóstico do HIV em até 25 minutos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/127272/fiocruz-teste-rapido-faz-diagnostico-do-hiv-em-ate-25-minutos.htm>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Complementos

1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!