Atalho: 6AMS7BS
Gostou do artigo? Compartilhe!

Rotavírus: vacina evita 850 óbitos de bebês por ano

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Em uma ação pioneira em qualquer serviço de saúde1 público no mundo, o Sistema Único de Saúde1 (SUS) oferece, a partir do dia 6 de março, a vacina2 contra o rotavírus, responsável por grande parte dos casos e óbitos causados por doenças diarréicas agudas em crianças em todo o mundo. Com a implantação da vacina2, o governo federal, os estados e os municípios esperam evitar cerca de 850 mortes nessa faixa etária, a cada ano, no Brasil. A redução corresponde a 34% do total de óbitos que ocorrem em menores de cinco anos, de acordo com estudos sobre o uso da vacina2 em crianças.

Outro impacto que a vacina2 trará é uma redução de até 42% das internações por gastroenterite3 infecciosa, também na faixa etária de menores de cinco anos. Isso significa menos 44.469 atendimentos nas unidades de saúde1.

Entre os preparativos para implantar a vacina2, o Ministério da Saúde1 já finalizou o envio do primeiro lote do produto aos estados, totalizando 539,2 mil doses. Serão aplicadas duas doses da vacina2, uma aos dois meses, e outra aos quatro meses de idade, junto com as demais vacinas previstas no calendário básico de vacinação infantil do Ministério da Saúde1.

A incorporação da vacina2 contra rotavírus ao calendário básico de vacinação da criança representa um significativo avanço para a saúde1, uma vez que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer esta vacina2 na rede pública. A vacina2 estará à disposição da população nos postos de saúde1 e, como será oferecida rotineiramente, não há a necessidade de uma campanha de mobilização.

No Brasil, nascem mais de 3 milhões de crianças por ano. Portanto, para atender à demanda nacional, foram adquiridas 8 milhões de doses da vacina2, produzida pelo laboratório GlaxoSmithKline, ao custo unitário de U$ 7,00, ou cerca de R$ 15,00. Na rede privada, a vacina2 contra o rotavírus chega a custar R$ 200,00 a dose.  

Notícia relacionada

Confira também o Calendário Básico de Vacinação da Criança

Perguntas e respostas sobre o Rotavírus

Fonte: Ministério da Saúde1

NEWS.MED.BR, 2006. Rotavírus: vacina evita 850 óbitos de bebês por ano. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1121/rotavirus-vacina-evita-850-obitos-de-bebes-por-ano.htm>. Acesso em: 22 abr. 2021.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
3 Gastroenterite: Inflamação do estômago e intestino delgado caracterizada por náuseas, vômitos, diarréia e dores abdominais. É produzida pela ingestão de vírus, bactérias ou suas toxinas, ou agressão da mucosa intestinal por diversos mecanismos.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

08/03/2006 - Complemento feito por Sonia
Re: Rotavírus: vacina evita 850 óbitos de bebês por ano
Considrando-se a importância, na Medicina Contemporânea, de combatermos infeções e a incidência significativa da Doença Diarreica Aguda pelo Rotairus em crianças de nosso país, considero um passo importante o advento da vacina contra o Rotavirus e sua disponibilização aos pacientes da reda pública. Desta forma estaremos impedindo os sintomas desagradáveis desta doença, assim como, livrando nossos pequenos pacientes de complicações da doença diarreica, que acentuam a denutrição, levam a desidratação e algumas vezes à internação destes nossos pacientes.

  • Entrar
  • Receber conteúdos