Atalho: 5RC9Y5D
Gostou do artigo? Compartilhe!

Farmácias já podem fracionar medicamentos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Para realizar o fracionamento, o estabelecimento deverá possuir um ambiente exclusivo para a divisão dos medicamentos. Neste local, as bancadas deverão ser revestidas de material liso e de fácil limpeza, sendo que não poderá haver comunicação direta com lavatórios e sanitários.

O farmacêutico precisa ser identificado de forma distinta dos demais funcionários e o consumidor deverá ter condições de acompanhar o processo pelo lado de fora da sala.

Segundo o diretor da Anvisa, Dirceu Raposo, o início da venda fracionada para o consumidor pode começar imediatamente. As adequações necessárias não são muitas. Dirceu explica que as farmácias autorizadas serão facilmente identificadas. "O consumidor deve procurar as farmácias credenciadas que terão uma identificação visível ao consumidor. Somente o farmacêutico responsável poderá fazer o fracionamento".

Já os laboratórios que desejarem fornecer medicamentos fracionados deverão adequar suas embalagens. Uma das principais exigências é que a embalagem primária, a menor fração da embalagem original, conserve todas as qualidades do medicamento e apresente o nome do medicamento, a concentração da substância, nome do titular do registro, número de lote, validade e a via de administração.

Após o fracionamento, o medicamento deverá ser colocado numa segunda embalagem acompanhada da bula do produto. O acondicionamento de medicamentos diferentes na mesma embalagem fica proibido, assim como a divisão antes da apresentação da prescrição médica.

Além disso, o fracionamento deverá ser realizado somente na quantidade prescrita pelo médico e no estabelecimento onde o consumidor entregar a receita. O farmacêutico não pode atribuir a outra pessoa a tarefa de fracionar. As embalagens destinadas ao fracionamento deverão ser identificadas e separadas dos medicamentos comuns.

Equipe de Redação Centralx1

NEWS.MED.BR, 2005. Farmácias já podem fracionar medicamentos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1056/farmacias+ja+podem+fracionar+medicamentos.htm>. Acesso em: 15 dez. 2019.

Complementos

1 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!