Atalho: 5RCA058
Gostou do artigo? Compartilhe!

Segurança dos medicamentos: Anvisa publica guia sobre reações adversas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Produzido pela Anvisa em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde1 (a partir do texto editado pela Organização Mundial da Saúde1), o guia pode ser consultado na íntegra, on line, no site da agência.

Os objetivos do guia são aumentar a consciência da magnitude do problema de segurança de medicamentos e convencer os profissionais de saúde1 de que notificar as reações adversas é sua obrigação moral e profissional. Desta forma, espera-se reduzir as taxas de morbidade2 e mortalidade3 por uso de medicamentos através da detecção precoce de problemas de segurança de medicamentos nos pacientes e melhorar a seleção e uso racional de medicamentos pelos profissionais de saúde1.

Confira na íntegra a publicação "Segurança dos medicamentos: um guia para detectar e notificar reações adversas a medicamentos - Porque os profissionais de saúde1 precisam entrar em ação".

Fonte: Anvisa

NEWS.MED.BR, 2005. Segurança dos medicamentos: Anvisa publica guia sobre reações adversas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1027/seguranca-dos-medicamentos-anvisa-publica-guia-sobre-reacoes-adversas.htm>. Acesso em: 11 dez. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!