Atalho: 5RCA0NP
Gostou do artigo? Compartilhe!

Emagrecer pode ajudar a prevenir câncer de mama

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Uma pesquisa recente sugere que jovens mulheres com alto risco de desenvolver câncer1 de mama2 podem diminuir as chances de contrair a doença ao emagrecer.

O estudo foi feito com mais de 2 mil mulheres em cinco países, sob a coordenação de Steven Narod, da Universidade de Toronto, no Canadá. Concluiu-se que o risco de câncer1 no seio3 é 65% menor nas mulheres que perdem 4,5 kg ou mais entre os 18 e 30 anos de idade.

Por outro lado, o perigo de contrair câncer1 aumenta consideravelmente nas mulheres que detêm esse problema genético e engordam. O risco fica ainda maior caso elas tenham dois ou mais filhos. Essas mulheres têm 44% a mais de chances de ter um tumor4 no seio3 antes dos 40 anos.

Os pesquisadores (do Canadá, Estados Unidos e Polônia) compararam uma população de 1.073 mulheres que tiveram câncer1 de mama2, com um grupo do mesmo tamanho que nunca teve a doença, relacionando seu peso em várias idades.

"Os resultados do estudo sugerem que a perda de peso no início da vida adulta protege contra o desenvolvimento prematuro de câncer1 de seio3 associado ao gene BRCA", escreveu Steven Narod na publicação na internet Breast Cancer1 Research.

Ainda não está claro por que a perda de peso ajuda tanto as mulheres a evitar o câncer1 de mama2. Acredita-se que os motivos sejam as influências da gordura5 sobre os hormônios.

Fonte: The Breast Cancer1 Research Foundation

NEWS.MED.BR, 2005. Emagrecer pode ajudar a prevenir câncer de mama. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1011/emagrecer+pode+ajudar+a+prevenir+cancer+de+mama.htm>. Acesso em: 13 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Seio: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!