Atalho: 5RC9XV2
Gostou do artigo? Compartilhe!

Anvisa disponibiliza relatório sobre seu posicionamento em relação aos coxibes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Desde o ano passado os antiinflamatórios coxibes estão sofrendo uma revisão dos padrões de segurança. Entre as recomendações feitas pela Agência está a mudança nas bulas desses medicamentos, principalmente a respeito do tratamento de pacientes com risco cardiovascular.

O documento também traz as alterações indicadas aos fabricantes de coxibes. Entre as mudanças estão a contra-indicação para pacientes1 que fizeram cirurgias de revascularização do miocárdio2 e a limitação das doses diárias a 400 mg.

Com a retirada do mercado do Vioxx®, em outubro de 2004, e a recente suspensão da comercialização do Bextra® e Bextra® IM/IV, os coxibes que permanecem no mercado brasileiro são apenas o celecoxibe (Celebra®) e o etoricoxibe (Arcoxia®). O lumiracoxibe (Prexige®), que é registrado, não foi ainda comercializado.

Fonte: Anvisa

Equipe médica Centralx3

NEWS.MED.BR, 2005. Anvisa disponibiliza relatório sobre seu posicionamento em relação aos coxibes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/953/anvisa-disponibiliza-relatorio-sobre-seu-posicionamento-em-relacao-aos-coxibes.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
3 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!