Aprovado medicamento para alívio dos sintomas do climatério
O Laboratório Aché lançou o Soyfemme® (extrato seco de Glycine max (L.) Merr.), único medicamento à base de isoflavonas da soja aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com eficácia comprovada para tratamento dos principais sintomas1 da pós-menopausa2 como ondas de calor (fogachos), sudorese3 noturna e melhora no perfil lipídico4 (colesterol5, triglicérides6). Visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da mulher neste período.
Elaborado à base de extrato seco padronizado da soja da espécie Glycine max, contém genisteína e daidzeína, as duas principais isoflavonas da soja. Soyfemme® é uma opção para as mulheres com contra-indicação à Terapia de Reposição Hormonal (TRH) ou àquelas que desejam um tratamento natural e de eficácia comprovada para alívio dos sintomas1 do climatério7. É também indicado como coadjuvante8 no tratamento da hipercolesterolemia9.
As isoflavonas da soja, presentes no medicamento, são substâncias conhecidas como fitoestrógenos, ou seja, substâncias que apresentam estrutura química semelhante à dos estrógenos, podendo exercer as mesmas funções deste hormônio10, propiciando a redução de alguns sintomas1 indesejáveis do climatério7.
Pode haver interferência na absorção de ferro. Em caso de mulheres que estejam fazendo suplementação11 de ferro, a dose deste pode requerer ajuste. Também devem ser monitorados os níveis de hormônios tireoidianos quando há ingestão concomitante de Soyfemme e levotiroxina12. Pacientes com antecedentes de neoplasias13 de mama14 ou útero15 devem ser submetidos à avaliação médica antes de iniciar o tratamento, além de serem mantidas sob acompanhamento médico periódico.
O medicamento consta de cápsulas gelatinosas com 60 mg de isoflavonas por cápsula em embalagem com 30 unidades, para uso adulto.
Fonte:Anvisa