Femara: sem indicação aprovada, médicos estão prescrevendo para infertilidade. A Novartis adverte sobre os efeitos adversos.
A Novartis Pharmaceuticals Corp. está alertando os profissionais de saúde1 para não usarem o Femara (letrozole) para ajudar mulheres com infertilidade2 a induzir ovulação3.
A Novartis encontrou 13 relatos de médicos individuais que prescreveram esta medicação para tratamento de infertilidade2 com o objetivo de induzir ovulação3. Este uso foi associado a dois casos de malformações4 fetais e dois casos de abortos espontâneos. Há quatro bebês5 que nasceram sem alterações, mas há pouca informação sobre os outros cinco casos.
A Novartis encoraja o uso do Femara seguindo as informações de prescrição para tratamento do câncer6 de mama7. A indicação para infertilidade2 não é aprovada pelo FDA e a Novartis nunca estimulou o seu uso para este fim.
Outras indicações do Femara estão sendo estudadas, como seu uso em mulheres com câncer6 de mama7 logo após realização de cirurgia para remover o tumor8. Mas aguardam o resultado de estudos.
Fonte: Reuters