Atalho: 5GH476G
Gostou do artigo? Compartilhe!

Lançamento de medicamentos: clique e conheça algumas das novidades

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia


Remotiv ZE 117:
antidepressivo à base da erva-de-são-joão

A Aché Laboratórios lança no mercado brasileiro o antidepressivo Remotiv® ZE 117(Hypericum perforatum), à base da planta popularmente conhecida como erva-de-são-joão. Este fitomedicamento é indicado para casos de depressão leve a moderada e distúrbios psicológicos em pacientes acima de 12 anos.

O Hypericum perforatum é uma alternativa para pacientes1 que possuem contra-indicações ao uso da fluoxetina. Apresenta menos efeitos colaterais2 e interações medicamentosas que o produto sintético por ter menor concentração de hiperforina.

Um estudo clínico realizado na Alemanha com 240 pacientes adultos que apresentavam depressão leve e moderada mostrou que o Hypericum ZE 117 apresentou eficácia equivalente à fluoxetina, segurança superior à fluoxetina, menos efeitos adversos ao tratamento, além de menor gravidade. A pesquisa foi publicada no International Clinical Psychopharmacology.

O lançamento do Remotiv® ZE 117 no Brasil é uma parceria entre o Aché Laboratórios e a Zeller, maior indústria farmacêutica suíça de fitomedicamentos, fundada em 1864.

Silasoma: protetor solar

Desenvolvido pela empresa japonesa Seiwa e distribuído no Brasil pela Sylvachem - divisão do Grupo Pharmacopéia - o Silasoma é um protetor solar sem gordura3, sem perfume e antialérgico. A novidade do filtro solar é um cristal hidrolisado de seda que evita a absorção do produto pela pele4, formando uma camada protetora.

O produto é de fácil aplicação, formando uma textura imperceptível que não deixa aquele aspecto de pele4 oleosa e esbranquiçada. Fornece fotoestabilidade e fotoproteção 100% seguras, pois protege a pele4 dos efeitos lesivos e cumulativos da radiação ultravioleta sem causar reações alérgicas. Pode ser aplicado mesmo após a realização de peeling.

O Silasoma é encontrado em farmácias de manipulação de todo o país e oferece um fator de proteção solar a partir de 15.

Elani 28: anticoncepcional

O contraceptivo Elani 28 está sendo lançado no Brasil pela Libbs Farmacêutica. Seus princípios ativos são a drospirenona (hormônio5 progestogênio sintético) associada ao etinilestradiol (forma sintética do hormônio5 feminino estrogênio), indicado para regime estendido. O Elani 28 possui 28 comprimidos.

Os "regimes estendidos" são ciclos de 35 dias (tomando 28 comprimidos e parando por sete dias), 45, 60, 120 ou até a suspensão total da menstruação6 por anos seguidos. A drospirenona é um contraceptivo oral de baixa dose e de quarta geração que, além de evitar a gravidez7 com alta eficácia, proporciona a diminuição da retenção hídrica (inchaço8 corporal) e da oleosidade da pele4, evitando a acne9, a seborréia10 e o aumento de pêlos.

O novo produto proporciona às mulheres a opção de alterar seu ciclo menstrual, com o objetivo de reduzir a freqüência do sangramento mensal por períodos de meses ou até anos. Um estudo europeu realizado com mais de 1.400 mulheres, em que 175 foram avaliadas em regime estendido, observou melhora significativa nos sintomas11 relacionados à menstruação6, como dor nas mamas12 e cólicas13, além de melhorar o bem-estar das usuárias de modo geral.

Belara: anticoncepcional

A Janssen-Cilag, empresa do grupo Johnson & Johnson, está lançando no Brasil uma nova pílula que oferece às mulheres a associação do etinilestradiol em baixa dosagem (0,03 mg) e do progestagênio clormadinona (2 mg), mais próximo da progesterona produzida naturalmente pelo organismo da mulher. A nova pílula tem eficácia contraceptiva elevada (99,7%).

A principal característica é oferecer uma modulação equilibrada dos níveis de androgênios, não comprometendo a libido14 e tendo efeitos favoráveis sobre pele4, com redução da oleosidade capilar15 e controle de peso.

Hexatrate®: reduz transpiração16 excessiva e odor

A Galena trouxe da Itália uma matéria-prima dermocosmética capaz de ajudar na eliminação e controle da transpiração16 excessiva. Disponível em farmácias de manipulação através de prescrição médica, o Hexatrate® controla a atividade antiperspirante e age como desodorante. Possui em sua composição ativos de natureza orgânica, como os óleos essenciais e sais orgânicos de alumínio, apresentando um potencial irritante comprovadamente muito inferior aos sais inorgânicos de alumínio, geralmente existentes em produtos com esta finalidade.

Em sua composição estão presentes:

- óleos essenciais de sandawood, coriander, rose, hyacunth;

- aluminium citrate, um sal orgânico de alumínio, adstringente, eficaz e seguro na regulação da transpiração16;

- phenethyl alcohol, que apresenta propriedades adstringente e anti-séptica;

- glucamina, capaz de neutralizar a produção de ácidos graxos, responsáveis pelo odor desagradável do suor;

- fenoxietanol, que atua contra as bactérias gram-negativas.

Flodin Duo: antiinflamatório

A Zodiac Produtos Farmacêuticos, subsidiária da Tecnofarma Internacional, lança a nova versão do antiinflamatório à base de diclofenaco. Com sistema inovador para liberação do princípio ativo, desenvolvido com tecnoplogia alemã, o Flodin Duo contém 150 mg de diclofenaco e proporciona rápido alívio da dor - em média 20 minutos após a ingestão do medicamento. Seu efeito prolongado, permite a administração em dose única diária.

Flodin Duo é indicado para o tratamento de processos inflamatórios agudos ou crônicos.

As embalagens contém dez comprimidos.

Ureadin: creme facial

A linha de hidratantes Ureadin, a base de uréia17, já possui no Brasil as apresentações infantil, loção e creme. Agora a Medley Indústria Farmacêutica lançou, em outubro de 2005, a versão facial do hidratante Ureadin.

O produto combina uréia17 com pantenol, ceramida 3 e manteiga de Shorea, o que garante uma hidratação prolongada e um aspecto mais uniforme, suave e luminoso. A proteção solar é garantida pelo ativo Tinosorb M, que por meio da combinação dos filtros solares UVA e UVB com a Vitamina18 E, de propriedades antioxidantes, previne o envelhecimento precoce produzido pela exposição solar.

O Ureadin facial será comercializado em embalagens de 50 g.

NEWS.MED.BR, 2006. Lançamento de medicamentos: clique e conheça algumas das novidades. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/917/lancamento-de-medicamentos-clique-e-conheca-algumas-das-novidades.htm>. Acesso em: 15 dez. 2019.

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
6 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Inchaço: Inchação, edema.
9 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
10 Seborréia: Também conhecida como dermatite seborreica, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale. Manifesta-se sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios). Nos bebês, é conhecida como crosta láctea, uma placa gordurosa que adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região das fraldas. Não é contagiosa.
11 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
12 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
13 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
14 Libido: Desejo. Procura instintiva do prazer sexual.
15 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
16 Transpiração: 1. Ato ou efeito de transpirar. 2. Em fisiologia, é a eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas da pele; sudação. Ou o fluido segregado pelas glândulas sudoríparas; suor. 3. Em botânica, é a perda de água por evaporação que ocorre na superfície de uma planta, principalmente através dos estômatos, mas também pelas lenticelas e, diretamente, pelas células epidérmicas.
17 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
18 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

04/01/2006 - Complemento feito por Sérgio
Novo antidepressivo fitoterápico
Um lançamento fitoterápico sempre deve ser considerado pelo profissional de saúde, principalmente nesta área dos psicotrópicos, como o recém-lançado Remotiv ZE 117, antidepressivo que tem como base a erva-de-São-João. Parece, que os fitoterápicos têm menos efeitos colaterais e são bastante eficazes, desde que sua administração seja acompanhada por um médico. Há, também, um efeito adicional que deve ser destacado: criam menor dependência por parte do paciente. São mais facilmente 'desmamados'.

  • Entrar
  • Assinar