Gostou do artigo? Compartilhe!

Avandia: Anvisa cancela registro do medicamento usado para controle do diabetes tipo 2

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (29/9/2010), o registro do medicamento Avandia (rosiglitazona), indicado para o tratamento do diabetes tipo 21 e fabricado pelo laboratório Glaxo Smith Kline.

A decisão foi tomada após a avaliação de estudos que demonstraram que a utilização do remédio está associada à alta probabilidade de ocorrência de infarto do miocárdio2, insuficiência cardíaca3, derrame4 e outros distúrbios cardíacos. Todos os pacientes que fazem uso da medicação devem procurar seus médicos para fazer a substituição por um outro agente hipoglicemiante5.

O laboratório produtor do medicamento deve fazer o recolhimento do produto em todo o país.

Fonte: ANVISA

Leia o alerta completo em:

Risco cardiovascular do medicamento Avandia®

NEWS.MED.BR, 2010. Avandia: Anvisa cancela registro do medicamento usado para controle do diabetes tipo 2. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/72702/avandia-anvisa-cancela-registro-do-medicamento-usado-para-controle-do-diabetes-tipo-2.htm>. Acesso em: 22 set. 2019.

Complementos

1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
3 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
4 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
5 Hipoglicemiante: Medicamento que contribui para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capaz de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
Gostou do artigo? Compartilhe!