Atalho: 5C215J2
Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA: sinvastatina pode aumentar risco de danos musculares em altas doses

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Baseado em revisão de dados de uma triagem clínica extensa, O Food and Drug Administration, órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos, notificou os profissionais de saúde1 e os pacientes em uso de sinvastatina sobre um aumento no risco de danos musculares em pacientes usando a dose mais alta aprovada, de 80mg.

A sinvastatina é indicada para redução dos níveis de colesterol2. O aumento no risco de danos musculares foi observado comparando-se pacientes em uso de 80mg de sinvastatina a outros em uso de doses mais baixas e possivelmente outros medicamentos da classe das estatinas.

O FDA continua estudando outras triagens clínicas, estudos observacionais, eventos adversos relatados e dados de prescrição de uso de sinvastatina para melhor entendimento da relação entre as altas doses deste medicamento e os danos musculares.

Fonte: Food and Drug Administration

NEWS.MED.BR, 2010. FDA: sinvastatina pode aumentar risco de danos musculares em altas doses. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/56955/fda-sinvastatina-pode-aumentar-risco-de-danos-musculares-em-altas-doses.htm>. Acesso em: 31 mar. 2020.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

25/03/2010 - Complemento feito por Marli
Re: FDA: sinvastatina pode aumentar risco de danos musculares em altas doses
Bom dia,
me chamou a atenção esta reportagem, pois eu estava tomando Crestor 20mg, e à dois meses atraz ,eu tive que fazer um tratamento para o nervo ciático que me doia muito.Quando terminei o tratamento com quiropatia,o médico me disse que não sabia o que estava acontecendo,pois era para eu estar jà muito bem.Aí eu me lembrei de olhar as bulas dos remédios que estava tomando e no
crestor dizia que altera o sistema muscular .Então parei de tomar por 15 dias e melhorei das dores.
Fui na mjnha édica e falei que tinha parado para essa experiencia e ela me disse que qualquer dos medicamentos para colesterol teriam essa influencia nos nervos ,me recomendou que eu trocasse pelo Lïptor e eu estou com menos dores ,quase nada.Contato agora que a minha experiencia foi correta.
Obrigada pela atenção.
Marli Cardoso, Curitiba ,Pr.

  • Entrar
  • Assinar