Gostou do artigo? Compartilhe!

Brasil vai iniciar produção do anti-retroviral Efavirenz em 2009

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Ministério da Saúde1 (MS) anunciou, em 17 de setembro, o resultado positivo nos testes de biodisponibilidade do anti-retroviral Efavirenz. Isto significa que tanto o produto desenvolvido quanto o de marca têm o mesmo efeito. O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz  enviará, em outubro, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de registro do medicamento. Em dezembro terminarão os testes de estabilidade e a produção será iniciada no primeiro semestre de 2009.

O Brasil atualmente importa o produto da Índia, garantindo o fornecimento a 80 mil pacientes. Depois de sucessivas negociações com a empresa detentora da patente, a Merck Sharp & Dohme, o MS não conseguiu uma redução do preço satisfatória.  Após licenciamento compulsório, em maio de 2007, o MS passou a importar, por meio de organismos internacionais (Unicef e Opas), os medicamentos genéricos da Índia, o que provocou um impacto imediato de US$ 30 milhões de economia para o país. Paralelamente, foi iniciado o desenvolvimento do Efavirenz nacional.

O MS decidiu desenvolver a formulação do medicamento e incentivar a produção do princípio ativo, além de formar um consórcio para a produção local do insumo farmacêutico ativo (IFA). Cristália, Nortec e Globe são responsáveis por esta etapa que incentiva a cadeia produtiva das indústrias farmoquímicas nacionais.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

 

NEWS.MED.BR, 2008. Brasil vai iniciar produção do anti-retroviral Efavirenz em 2009. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/23630/brasil-vai-iniciar-producao-do-anti-retroviral-efavirenz-em-2009.htm>. Acesso em: 16 nov. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!