Gostou do artigo? Compartilhe!

APOBEC: a proteína que é a nova aposta dos cientistas contra o HIV

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A nova aposta de pesquisadores que buscam medicamentos contra a aids é uma família de proteínas1 encontrada nas células2 humanas. Embora demonstre capacidade para proteger o organismo da infecção3, como uma espécie de anti-HIV4 natural, ela acaba neutralizada por uma outra proteína, encontrada no vírus5 causador da doença.

Diretor do Centro para Pesquisa em AIDS da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, Mario Stevenson, um dos que investem no alvo, diz que o desafio é desenvolver um mecanismo para inibir a ação da proteína má, batizada de Vif (viral infectivity factor), ou estimular a produção da proteína boa, a CEM15, de uma família de proteínas1 conhecida como APOBEC.

"As APOBEC são muito mais eficientes contra o HIV4 do que o sistema imunológico6. Porém, elas são destruídas pela Vif. Se conseguirmos bloqueá-la, interrompemos o processo de replicação do vírus", detalha o pesquisador, que está no Rio para os Seminários Avançados sobre Patogênese7 em Aids, no Instituto Oswaldo Cruz.

Segundo ele, as APOBEC auxiliam na diversidade dos anticorpos8. Já a Vif é um dos nove genes do vírus5 da AIDS, e produz uma proteína conhecida pelo mesmo nome.

A indução de um bloqueio não é novidade no desenvolvimento de novas drogas. As usadas atualmente, como o AZT, também fazem o papel de inibidores, atuando em três substâncias, observa o imunologista Dumith Chequer Bou-Habib, do Instituto Oswaldo Cruz. No Brasil, o Sistema Único de Saúde9 ainda não oferece medicamentos que atuem no terceiro tipo de enzima10, que ainda são muito caros.

Fonte: The Body

NEWS.MED.BR, 2006. APOBEC: a proteína que é a nova aposta dos cientistas contra o HIV. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1893/apobec-a-proteina-que-e-a-nova-aposta-dos-cientistas-contra-o-hiv.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
6 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
7 Patogênese: Modo de origem ou de evolução de qualquer processo mórbido; nosogenia, patogênese, patogenesia.
8 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
10 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
Gostou do artigo? Compartilhe!