Gostou do artigo? Compartilhe!

Esquistossomose: descoberto novo medicamento que trata a doença ao bloquear uma enzima vital ao esquistossomo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde1 (OMS), cerca de 200 milhões de pessoas possuem esquistossomose2 no mundo. Destas, 10% estão sujeitas a morrer devido à doença. No Brasil, há em torno de 2,5 milhões de portadores da doença. Cerca de 25 milhões de pessoas correm risco de contraí-la.

 

Existem, atualmente, dois medicamentos disponíveis para tratar a esquistossomose2. O mais utilizado pelo Ministério da Saúde1 é o Praziquantel que, além de ter um sabor muito desagradável, só está disponível na forma de comprimido, dificultando a administração para crianças.

 

Apesar das ocorrências de resistência do agente causador da esquistossomose2 aos medicamentos terem sido raras até o momento, David Williams, da Universidade de Illinois, diz que o desenvolvimento de resistência pode ocorrer em pouco tempo, e que casos mais resistentes são cada vez mais prováveis, a não ser que sejam desenvolvidos outros medicamentos para tratar a esquistossomose2 utilizando mecanismo de ação diferente dos já existentes.

 

A equipe de Williams testou vários produtos químicos em busca de algum que pudesse bloquear uma enzima3 vital para o esquistossomo, que protege os vermes de serem destruídos pelos radicais livres do oxigênio. O medicamento encontrado parece ser inofensivo a mamíferos, funciona melhor nos vermes adultos - estágio do ciclo de vida desse organismo em que a maior parte das pessoas são tratadas -, além de já ter sido testado com sucesso para matar esquistossomos em tubos de ensaio e em ratos infectados mesmo em doses baixas.

 

Os testes em humanos devem começar dentro de cinco anos. Mas a equipe precisa encontrar patrocinadores para que as pesquisas continuem e os testes clínicos sejam realizados.

 

Fonte: NewScientist

NEWS.MED.BR, 2008. Esquistossomose: descoberto novo medicamento que trata a doença ao bloquear uma enzima vital ao esquistossomo. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/15035/esquistossomose-descoberto-novo-medicamento-que-trata-a-doenca-ao-bloquear-uma-enzima-vital-ao-esquistossomo.htm>. Acesso em: 16 nov. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Esquistossomose: Doença produzida no homem por vermes do gênero Schistosoma, especialmente S. mansoni, S. haematobium e S. japonicum. No Brasil, há apenas a espécie Schistossoma mansoni, que causa diarreia, hepatomegalia e esplenomegalia.
3 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

10/04/2010 - Complemento feito por debora
Re: Esquistossomose: descoberto novo medicamento que trata a doença ao bloquear uma enzima vital ao esquistossomo
ótima materia!
Será q eles cosegiram investidores?!

  • Entrar
  • Assinar