Gostou do artigo? Compartilhe!

Irlanda suspende a comercialização de nimesulida devido a possibilidade de danos hepáticos graves

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Irish Medicines Board suspendeu, na Irlanda, a comercialização de produtos farmacêuticos que contenham nimesulida em sua composição, devido à possibilidade de insuficiência hepática1 grave ocasionada por seu uso.

A nimesulida é um anti-inflamatório não esteróide autorizado para ser comercializado na Irlanda desde 1995. É indicado para tratamento de dor aguda, tratamento sintomático2 da dor da osteoartrite3 e para dismenorréia4 primária.

Um dos efeitos colaterais5 conhecidos da nimesulida é a insuficiência hepática1. Um evento raro, mas grave. A Irish Medicines Board (IMB) já havia advertido os profissionais de saúde6 sobre este risco. Recentemente a IMB divulgou informação proveniente da Unidade Nacional de Transplante Hepático (National Liver Transplant Unit) do Hospital Universitário St. Vincent (St. Vincent's University Hospital) de que seis pacientes necessitaram de transplante hepático após o tratamento com nimesulida. Desde a liberação da comercialização da nimesulida na Irlanda, um total de 53 relatos de reações adversas hepáticas7 foram recebidas. Estes incluem 9 casos de insuficiência hepática1, 6 deles originados da Unidade Nacional de Transplante Hepático. Três casos resultaram em morte e a IMB já está ciente de um novo caso de fatalidade relacionado ao dano hepático.

A IMB notificou as autoridades competentes na Europa e iniciou uma revisão da segurança do uso de medicamentos que contenham nimesulida.

Conselho da IMB aos pacientes e consumidores:

  • Parem de consumir estes medicamentos imediatamente;

  • Procure seu médico para uma nova consulta;

  • Devolva qualquer caixa destes medicamentos ao farmacêutico (não usadas ou parcialmente usadas).

A IMB está trabalhando para informar todos os pacientes, farmacêuticos e profissionais da saúde6 sobre esta publicação. Também solicitou às companhias farmacêuticas um recall de seus produtos para pacientes8, consumidores, farmacêuticos, hospitais e revendedores imediatamente.

 

Para maiores informações consulte o site www.imb.ie.

 

Fonte: Irish Medicines Board

NEWS.MED.BR, 2007. Irlanda suspende a comercialização de nimesulida devido a possibilidade de danos hepáticos graves. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/11592/irlanda-suspende-a-comercializacao-de-nimesulida-devido-a-possibilidade-de-danos-hepaticos-graves.htm>. Acesso em: 8 ago. 2020.

Complementos

1 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
2 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
3 Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também denominado artrose.
4 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
Gostou do artigo? Compartilhe!