Gostou do artigo? Compartilhe!

EUA lançam pílula anticoncepcional para ser mastigada

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Chegou ao mercado dos EUA, na última quinta-feira, a primeira pílula anticoncepcional mastigável. Com sabor de menta, o novo método contraceptivo tem a mesma composição hormonal dos comprimidos convencionais. Lançado pelo laboratório Warner Chilcott, o anticoncepcional é vendido como "alternativa" em caso de esquecimento da ingestão da pílula convencional.

Segundo o FDA (Food and Drug Administration, a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA), 47% das mulheres americanas esquecem de tomar o contraceptivo uma ou duas vezes por mês, o que aumenta o risco de gravidez1 indesejada.

O novo anticoncepcional será vendido com o nome comercial "Femcon Fe". O laboratório afirma que o efeito é igual ao das pílulas regulares, com ciclo de 28 dias. Seus ingredientes ativos são a noretindrona (progesterona) e o etinilestradiol (estrogênio). São 21 comprimidos brancos com noretindrona e etinilestradiol e 7 comprimidos verdes inativos (comprimidos de 'lembrete") para completar o ciclo de 4 semanas. Os 7 comprimidos inativos contém ferro. A pílula também é uma boa opção para as mulheres que têm hemorragia2 de escape, um efeito indesejado e comum com o uso das pílulas convencionais.

O preço sugerido para o anticoncepcional mastigável é US$ 44 (R$ 95) e é preciso prescrição médica, como para a maioria dos medicamentos vendidos nas farmácias americanas. A caixa com os novos anticoncepcionais mastigáveis é vendida em tamanho menor do que a das pílulas convencionais, com as dimensões de um cartão de crédito.

A nova pílula é a versão mastigável do anticoncepcional "Ovcon 35", do mesmo fabricante, lançado no mercado há 30 anos. Mesmo mastigável, a pílula deve ser ingerida com pelo menos 250 ml de água, previne o fabricante.

Assim como outros anticoncepcionais, ela não reduz riscos de doenças sexualmente transmissíveis e provoca os mesmos efeitos colaterais3.

Fonte: Food and Drug Administration

NEWS.MED.BR, 2006. EUA lançam pílula anticoncepcional para ser mastigada. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/10436/eua-lancam-pilula-anticoncepcional-para-ser-mastigada.htm>. Acesso em: 25 nov. 2020.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
Gostou do artigo? Compartilhe!