Atalho: 55ZLE29
Gostou do artigo? Compartilhe!

Lançamento de medicamentos: confira as novidades do mercado farmacêutico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Branta: associação de losartana (50mg) com anlodipino (5mg) da Torrent

Primeira associação de losartana (50mg) com anlodipino (5mg) do Laboratório Torrent. Para uso em uma dose diária, tem boa tolerabilidade, alta eficácia anti-hipertensiva e é uma associação recomendada pelas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial1. Não altera os parâmetros do metabolismo2 glicídico, nem dos lípides plasmáticos. É contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade aos bloqueadores dos receptores da angiotensina, aos antagonistas do canal de cálcio do tipo diidropiridina ou aos demais componentes da fórmula. É importante lembrar que a losartana possui interações medicamentosas com a cimetidina e com o fenobarbital. Uma caixa de Branta vem com 30 comprimidos.

Secotex ADV (cloridrato de tansulosina) da Boehringer Ingelheim

Agora com melhor perfil farmacocinético do que a tansulosina convencional, o Secotex ADV (0,4mg de cloridrato de tansulosina/comprimido), da Boehringer Ingelheim, vem em caixas com 20 ou 30 comprimidos revestidos de liberação prolongada. Trata os sintomas3 do trato urinário4 inferior associados à hiperplasia5 prostática benigna. A administração concomitante com cimetidina aumenta os níveis plasmáticos de tansulosina, enquanto que a furosemida causa redução. Não é recomendado iniciar o tratamento com tansulosina para pacientes6 que serão submetidos à cirurgia de catarata7 devido à “Síndrome Intraoperatória da Íris8 Frouxa”.

Sinvastacor: nova apresentação de 20mg, da Boehringer Ingelheim

O Sinvastacor é um anti-lipêmico conhecido. O lançamento da apresentação de Sinvastacor (sinvastatina) de 20mg ainda não tem concorrentes no mercado e oferece uma opção mais econômica para os pacientes. É indicado para a redução dos níveis de colesterol9, quando não se consegue reduzi-los com dieta saudável e exercícios físicos.

Sundown Facial Diário com FPS 30 ou FPS 50 da Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson desenvolveu um filtro de proteção solar específico para uso diário. O Sundown Facial Diário pode ser encontrado com FPS 30 ou 50, possui uma combinação de filtros, hidratantes e ativos naturais da soja, camomila e vitamina10 E. Pode ser usado em todos os tipos de pele11 - já que são livres de óleo, possui absorção fácil e não é comedogênico12.

Retin-Ox Wrinkle Filler da RoC

A marca de dermocosméticos RoC traz ao Brasil o Retin-Ox Wrinkle Filler. O produto combina agentes poderosos no combate às rugas como o retinol, estimulador da renovação celular, o ácido hialurônico, que preenche os espaços entre as células13, e o DMC, renovador de células13 da epiderme14. Age contra os sinais15 de fotoenvelhecimento, combate as linhas de expressão e as rugas, trata manchas solares e os sinais15 de desidratação16 da pele11.

Omnaris para a rinite17 alérgica da Nycomed

O Omnaris (ciclesonida) fabricado pelo laboratório Nycomed faz parte de uma classe de corticoides intranasais somente ativado em contato com a mucosa18 nasal, transformando-se em des-ciclesonida. Omnaris é uma solução hipotônica19, com maior concentração de água, o que facilita sua absorção pelas células13 da mucosa18 do nariz20, reduzindo os efeitos sistêmicos21 dos corticoides. Cada jato possui 50 mcg de ciclesonida.

NEWS.MED.BR, 2009. Lançamento de medicamentos: confira as novidades do mercado farmacêutico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/novos-medicamentos/37143/lancamento-de-medicamentos-confira-as-novidades-do-mercado-farmaceutico.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Trato Urinário:
5 Hiperplasia: Aumento do número de células de um tecido. Pode ser conseqüência de um estímulo hormonal fisiológico ou não, anomalias genéticas no tecido de origem, etc.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
8 Íris: Membrana arredondada, retrátil, diversamente pigmentada, com um orifício central, a pupila, que se situa na parte anterior do olho, por trás da córnea e à frente do cristalino. A íris é a estrutura que dá a cor ao olho. Ela controla a abertura da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no olho.
9 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
10 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
11 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
12 Comedogênico: Significa ter tendência para promover a formação de comedões ou cravos (poros entupidos), proibindo assim a excreção natural de resíduos foliculares (sebo e células mortas da pele) a partir do folículo piloso. Esses ingredientes comedogênicos podem estar presentes em alguns produtos cosméticos, medicamentos, maquilagem, protetores solares etc.
13 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
14 Epiderme: Camada superior ou externa das duas camadas principais da pele.
15 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
16 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
17 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
18 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
19 Hipotônica: Que ou aquele que apresenta hipotonia, ou seja, aquela solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução; redução ou perda do tono muscular ou redução da tensão em qualquer parte do corpo (por exemplo, no globo ocular ou nos vasos sanguíneos).
20 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
21 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
Gostou do artigo? Compartilhe!