Gostou do artigo? Compartilhe!

Agente tópico para hiperidrose ganha aprovação da FDA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A FDA aprovou o gel tópico1 de sofpirônio 12,45% (Sofdra) para hiperidrose2 axilar primária, de acordo com uma declaração da Botanix Pharmaceuticals.

A aprovação estipula o uso em adultos e crianças de 9 anos ou mais. De acordo com a empresa, o produto é a primeira nova entidade química aprovada para tratar hiperidrose2 axilar primária.

“A aprovação do Sofdra é uma ótima notícia para a comunidade de hiperidrose2, que tem ficado frustrada com a falta de opções de tratamento eficazes e convenientes”, disse David Pariser, MD, da Pariser Dermatology Specialists em Norfolk, Virgínia, EUA, e ex-presidente da American Academy of Dermatology, na declaração. “A disponibilidade de uma nova alternativa de tratamento que seja tópica, bem tolerada, eficaz e fácil de usar é realmente emocionante e seria bem-vinda entre pacientes e médicos.”

O suporte para a aprovação veio de dois ensaios de fase III (CARDIGAN) que compararam sofpirônio tópico1 versus veículo em um total de 701 pacientes com hiperidrose2 axilar primária. Os ensaios atingiram todos os desfechos primários e secundários, mostrando melhora “clinicamente e estatisticamente significativa” em relação à linha de base nas pontuações de Produção de Suor Gravimétrica e Medida de Gravidade da Doença de Hiperidrose2 Axilar.

A terceira condição dermatológica mais comum (depois da acne3 e da dermatite4 atópica), a hiperidrose2 afeta cerca de 10 milhões de pessoas nos EUA. A produção de suor associada à condição excede os requisitos normais para regulação da temperatura corporal. A hiperidrose2 tem efeitos incapacitantes em algumas pessoas, incluindo produtividade no trabalho, atividades de rotina diária, bem-estar emocional e relacionamentos pessoais.

Leia sobre "Importância do suor para o organismo", "O que é hiperidrose2" e "Simpatectomia: ela resolve a hiperidrose2?"

 

Fontes:
Botanix Pharmaceuticals, comunicado publicado em 20 de junho de 2024.
MedPage Today, notícia publicada em 20 de junho de 2024.

 

NEWS.MED.BR, 2024. Agente tópico para hiperidrose ganha aprovação da FDA. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/novos-medicamentos/1478325/agente-topico-para-hiperidrose-ganha-aprovacao-da-fda.htm>. Acesso em: 14 nov. 2024.

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Hiperidrose: Excesso de suor, que costuma acometer axilas, palmas das mãos e plantas dos pés.
3 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
4 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
Gostou do artigo? Compartilhe!