Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA aprova Eucrisa para tratar o eczema

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A dermatite1 atópica, uma doença inflamatória crônica da pele2, é muitas vezes referida como "eczema3", que é um termo geral usado para classificar vários tipos de inflamação4 da pele2. A dermatite1 atópica é o mais comum de muitos tipos de eczema3, tendo início geralmente na infância e podendo durar até a idade adulta.

A causa da dermatite1 atópica é uma combinação de fatores genéticos, imunes e ambientais. A pele2 fica avermelhada, com escamas e crostas extremamente pruriginosas5. Podem ocorrer edemas6, rachaduras, eliminação de líquidos claros e espessamento da pele2.

Saiba mais sobre a "Dermatite1 atópica".

A aprovação da pomada Eucrisa (crisaborole) oferece outra opção de tratamento para pacientes7 que tratam de dermatite1 atópica leve a moderada, segundo Amy Egan, vice-diretora do Office of Drug Evaluation III no FDA’s Center for Drug Evaluation and Research (CDER).

A Eucrisa pode ser aplicada topicamente, duas vezes por dia. Ela é um inibidor da fosfodiesterase 4 (PDE-4), embora seu mecanismo específico de ação na dermatite1 atópica ainda não seja conhecido.

A segurança e a eficácia de Eucrisa foram estabelecidas em dois ensaios controlados por placebo8, com um total de 1.522 participantes, com idades entre 2 e 79 anos de idade, com dermatite1 atópica leve a moderada. Em geral, os participantes que receberam Eucrisa obtiveram maior resposta com pele2 curada ou quase curada após 28 dias de tratamento.

Os efeitos secundários graves de Eucrisa incluem reações de hipersensibilidade. Eucrisa não deve ser utilizada em doentes que tenham tido uma reação de hipersensibilidade ao ingrediente ativo crisaborole. O efeito colateral9 mais comum de Eucrisa é a dor no local de aplicação, incluindo ardor10 ou sensação de picadas.

A Eucrisa é fabricada pela Anacor Pharmaceuticals, Inc., com sede em Palo Alto, Califórnia.

Leia também sobre a "Dermatite Seborreica11".

 

Fonte: FDA, em 14 de dezembro de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. FDA aprova Eucrisa para tratar o eczema. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/novos-medicamentos/1283453/fda-aprova-eucrisa-para-tratar-o-eczema.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Pruriginosas: Relativas a ou próprias de prurido, que coçam, que causam coceira ou comichão. Em medicina, é o que produz prurido; prurientes, prurígenas.
6 Edemas: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
7 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
8 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
9 Efeito colateral: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
10 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
11 Dermatite seborreica: Caracterizada por descamação da pele e do couro cabeludo. A forma que acomete couro cabeludo é a mais comum e conhecida popularmente por caspa. É uma doença inflamatória, não contagiosa, possui caráter crônico e recorrente. O fungo Pityrosporum ovale pode ser considerado um possível causador da dermatite seborreica. As manifestações clínicas mais comuns são descamação, vermelhidão e aspereza local. As escamas podem ser secas ou gordurosas, finas ou espessas, geralmente acinzentadas ou amareladas, quase sempre aderentes, podendo ser acompanhadas ou não de coceira.
Gostou do artigo? Compartilhe!