Atalho: 5RC9XHO
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pesquisa dá passo importante em direção à cura do diabetes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Os cientistas da Universidade de Stanford induziram os neurônios1 do cérebro2 de um feto3 a se tranformarem em células4 produtoras de insulina5. As células4 não estão prontas para o transplante ainda, mas o avanço conduz as pesquisas a uma etapa adiante na busca da cura do diabetes6.

Os pesquisadores pegaram células4 neuronais e expuseram-as a sinais7 que sabidamente induzem ao desenvolvimento de células4 de ilhotas pancreáticas8 - produtoras de insulina5. Após transplantadas para ratos sadios, insulina5 e peptídeo C9 derivados do precursor pró-insulina5 foram detectados na circulação10 quando era dado glicose11 para os ratos. "Precisávamos constatar se a célula12 respondia a estimulantes como a glicose11", disse Seung Kim, professor assistente do Departamento de Pesquisas Biológicas da Universidade de Stanford, autor do artigo publicado na introdução da publicação PLoS Medicine de 26 de abril.

De acordo com o professor Kim, as células4 ainda não são similares o bastante às células4 humanas para apresentarem efeito terapêutico. A etapa seguinte da pesquisa será a melhoria das células4 antes de testá-las em ratos diabéticos, na tentativa de reverter a doença.

Atualmente os pesquisadores da Universidade Stanford estão buscando maneiras de utilizar células4 de pessoas vivas, mas têm enfrentado barreiras éticas.


Fonte:WIRED

NEWS.MED.BR, 2005. Pesquisa dá passo importante em direção à cura do diabetes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/902/pesquisa-da-passo-importante-em-direcao-a-cura-do-diabetes.htm>. Acesso em: 2 mar. 2021.

Complementos

1 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
6 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
7 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
8 Ilhotas Pancreáticas: Estruturas microscópicas irregulares constituídas por cordões de células endócrinas espalhadas pelo PÂNCREAS entre os ácinos exócrinos. Cada ilhota é circundada por fibras de tecido conjuntivo e penetrada por uma rede de capilares. Há quatro tipos principais de células. As células beta, mais abundantes (50-80 por cento) secretam INSULINA. As células alfa (5-20 por cento) secretam GLUCAGON. As células PP (10-35 por cento) secretam o POLIPEPTÍDEO PANCREÁTICO. As células delta (aproximadamente 5 por cento) secretam SOMATOSTATINA.
9 Peptídeo C: (Connecting peptide) Substância que o pâncreas libera para a corrente sangüínea em igual quantidade de insulina. Indiretamente, indica a secreção de insulina pelo pâncreas. Um teste com baixos níveis de peptídeo C demonstra deficiência de secreção da insulina. Valores abaixo de 1,2 ng/ml indicam deficiência severa de insulina e necessidade de administração de insulina para o tratamento do diabetes.
10 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
11 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
12 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
Gostou do artigo? Compartilhe!