Atalho: 5RCA0F0
Gostou do artigo? Compartilhe!

Vitaminas antioxidantes e minerais previnem câncer de próstata

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Dr. Francois Meyer, da Laval University Cancer1 Research Center, em Quebéc, e colaboradores avaliaram se a suplementação2 diária de vitaminas antioxidantes (vitamina3 C, vitamina3 E e beta-caroteno) e minerais (selênio e zinco) reduz a ocorrência de câncer1 de próstata4 ou influencia biomarcadores como o PSA.

Mais de 5000 homens receberam suplementos ou placebo5. Dados dos biomarcadores estavam disponíveis em uma base de dados que foi seguida por 9 anos por uma média de 3616 homens.

 

A suplementação2 foi associada com 48% de redução na incidência6 de câncer1 de próstata4 entre homens com dosagem de PSA menor que 3microgramas/L. Estes resultados foram publicados no International Journal of Cancer1 deste mês.

Em contraste, homens com níveis de PSA maior ou igual a 3 microgramas/L que receberam suplemento experimentaram uma redução de 54% na incidência6 de câncer1 de próstata4.

A suplementação2 com vitaminas antioxidantes e minerais não teve impacto claro nos níveis de cinco biomarcadores do câncer1 de próstata4, segundo indica este estudo.

O estudo suporta a hipótese que a quimioprevenção do câncer1 de próstata4 pode ser alcançada com vitaminas antioxidantes e minerais, mas os pesquisadores recomendam estudos futuros para identificar qual o melhor agente ou qual a combinação de agentes mais adequada para a prevenção e também para determinar quais dosagens são seguras e efetivas.

Fonte: International Journal of Cancer1

NEWS.MED.BR, 2005. Vitaminas antioxidantes e minerais previnem câncer de próstata. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/884/vitaminas-antioxidantes-e-minerais-previnem-cancer-de-prostata.htm>. Acesso em: 24 jan. 2020.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
5 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!