Atalho: 6AQEZZH
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pesquisa da Unifesp mostra que café ajuda a emagrecer

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Foram acompanhados 60 pacientes com índices elevados de colesterol1 durante 18 semanas. Estes pacientes estavam em tratamento no Setor de Lípides, Aterosclerose2 e Biologia Vascular3 da Unifesp. Durante este período, a redução de peso, do índice de massa corporal4 e da circunferência abdominal verificada foi de, em média, 1,5%.

Concluiu-se que o café preparado no coador de pano ou no filtro de papel impede a passagem das gorduras dos grãos para o líquido, responsável pelo aumento da fração de colesterol1 ruim, o LDL5. No café expresso ou no tipo árabe, em que o pó não passa por nenhuma filtragem, há uma pequena passagem de gordura6. Mas não são índices significativos, explica a nutricionista7.

Fonte: Unifesp - Universidade Federal de São Paulo

NEWS.MED.BR, 2005. Pesquisa da Unifesp mostra que café ajuda a emagrecer. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/874/pesquisa-da-unifesp-mostra-que-cafe-ajuda-a-emagrecer.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Aterosclerose: Tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias.
3 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
4 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
5 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada “mau colesterol“.
6 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
7 Nutricionista: Especialista em nutricionismo, ou seja, especialista no estudo das necessidades alimentares dos seres humanos e animais, e dos problemas relativos à nutrição.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

21/09/2005 - Complemento feito por Elielma
A ação dos polifenóis
Ao publicar que o café ajuda a emagrecer, a pesquisa recomenda 5 xícaras de café por dia, ao orientar este consumo qual seria os melhores horários para estas 5 xícaras? Uma vez que os polifenóis atuam também como inibidores da absorção de ferro não heme. Sabe-se que a população brasileira consome, em maior proporção, este ferro menos biodisponível (presente em vegetais e alimentos enrriquecidos). Como podemos incentivar o consumo do café, sobrepondo princípios nutricionais, desfavorecendo o combate a anemia ferropiva, por mais que a obesidade e colesterolemia sejam sobresalentes as demais patologias.
como sugestão acredito que o enfoque da pesquisa deveria ser diferente, apenas resaltando que o café preparado no coador de pano ou no filtro de papel impede a passagem das gorduras dos grãos para o líquido, responsável pelo aumento da fração de colesterol ruim, o LDL. No café expresso ou no tipo árabe, em que o pó não passa por nenhuma filtragem, há uma pequena passagem de gordura. Por mais que a nutricionista tenha resaltado sobre a importância da dieta balanceada e atividade física.
Como não tive acesso ao trabalho ou publicação científica a respeito do tema, quero deixar em aberto que o título ou algumas frases na notícia, foram apenas anunciadas objetivando a publicidade e marketing.

Obrigada

  • Entrar
  • Assinar