Atalho: 5HVN5VV
Gostou do artigo? Compartilhe!

GPIHBP1: novidade no metabolismo dos triglicérides. Descoberta proteína que transporta a lipase para o sangue

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo, publicado no periódico Cell Metabolism, traz uma novidade sobre o metabolismo1 dos triglicérides2. Os pesquisadores identificaram uma proteína, a GPIHBP1, responsável pelo transporte da enzima3 lipase dos tecidos adiposo e muscular para a corrente sanguínea. Esta enzima3 é importante no metabolismo1 dos triglicérides2.

Pesquisas prévias já haviam demonstrado que a lipase é produzida nos tecidos adiposo e muscular, mas os pesquisadores desconheciam como acontecia o seu transporte a partir desses tecidos para a circulação4.

No presente estudo, observou-se que nos ratos que não expressam esta proteína há um acúmulo da lipoproteína lipase nos tecidos muscular e adiposo e os animais desenvolvem hipertrigliceridemia, mesmo quando são alimentados com uma dieta equilibrada. A GPIHBP1 está localizada na superfície dos vasos sanguíneos5, sendo responsável pelo transporte da lipoproteína lipase para a corrente sanguínea.

Os autores do estudo acreditam que outras proteínas6 também estejam envolvidas neste processo.

Fonte: Cell Metabolism, volume 12, de 7 de julho de 2010

 

NEWS.MED.BR, 2010. GPIHBP1: novidade no metabolismo dos triglicérides. Descoberta proteína que transporta a lipase para o sangue. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/62127/gpihbp1-novidade-no-metabolismo-dos-triglicerides-descoberta-proteina-que-transporta-a-lipase-para-o-sangue.htm>. Acesso em: 22 out. 2019.

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
3 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
4 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
5 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
6 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
Gostou do artigo? Compartilhe!