Ácido glutâmico pode ajudar na redução da pressão arterial, segundo artigo publicado na Circulation
No estudo, os pesquisadores estudaram os efeitos de nutrientes da dieta no comportamento da pressão arterial1. Foram avaliados 4680 indivíduos, com idades entre 40 e 59 anos, da China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
Os resultados mostraram que um aumento de cerca de 5% na ingestão de ácido glutâmico (percentual do total de proteínas2 ingeridas) está associado à redução da pressão arterial1. As pressões sistólica e diastólica ficaram mais baixas cerca de 1,5 a 3,0 mmHg e 1,0 a 1,6 mmHg, respectivamente.
Os pesquisadores acreditam que estes achados ajudam a explicar o porquê da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) ajudar na redução da hipertensão3, já que é baseada na ingestão de pouco sal e muitos vegetais, cereais e grãos, os quais também são ricos em proteínas2 vegetais.
A redução é pequena, mas pode causar um grande impacto na saúde4, ajudando na prevenção de doenças coronarianas, acidentes vasculares5 cerebrais e outras doenças cardíacas.
Estes resultados dizem respeito apenas a dietas alimentares ricas em ácido glutâmico. Não foram estudados os efeitos dos suplementos de ácido glutâmico.