Gostou do artigo? Compartilhe!

Câncer de próstata: medicamento experimental reduz tumores considerados inoperáveis, segundo equipe da Mayo Clinic

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Uma equipe da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, divulgou os primeiros resultados de um estudo com uma nova medicação experimental, o MDX-010 ou “ipilimumab”. Três homens com câncer1 de próstata2 avançado que receberam dose única deste medicamento tiveram redução expressiva de tumores considerados inoperáveis, o que permitiu a retirada dos mesmos através de cirurgia.

O Dr. Eugene Kwon, cirurgião da Mayo Clinic, disse que os resultados estão além das expectativas e que os cirurgiões foram pegos de surpresa com algo que nunca viram acontecer. A ideia é expandir o número de pacientes para 30 homens, testando doses mais altas da medicação, e começar novos estudos clínicos em outros hospitais.

O Dr. John Nate, diretor executivo do The Prostate Cancer1 Charity, diz que se os resultados preliminares forem replicados em triagens clínicas com maior número de pacientes, eles podem representar potencialmente um grande desenvolvimento nesta área.

Os pacientes receberam inicialmente tratamento hormonal para provocar uma redução no tumor3 e, depois, dose única de "ipilimumab", o qual aumentou a resposta imune no organismo, matando muitas outras células4 tumorais. Depois eles foram submetidos a uma cirurgia para remoção do tumor3.

Os achados foram publicados na Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica este mês.

Fonte: American Society of Clinical Oncology - Annual Meeting 2009

NEWS.MED.BR, 2009. Câncer de próstata: medicamento experimental reduz tumores considerados inoperáveis, segundo equipe da Mayo Clinic. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/36473/cancer-de-prostata-medicamento-experimental-reduz-tumores-considerados-inoperaveis-segundo-equipe-da-mayo-clinic.htm>. Acesso em: 6 dez. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
Gostou do artigo? Compartilhe!