Atalho: 6H989EB
Gostou do artigo? Compartilhe!

Trabalho noturno pode estar associado ao câncer de mama

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo caso-controle, divulgado pelo periódico Occupational & Environmental Medicine, avaliou uma coorte1 de 18.500 mulheres nascidas entre 1929 e 1968 para investigar o risco de câncer2 de mama3 após período de trabalho noturno e explorou o papel do lazer, da exposição ao sol, do tempo de trabalho noturno e a preferência diurna.

Os autores documentaram 218 casos de câncer2 de mama3 (1990-2003) e selecionaram 899 controles. Informação sobre trabalho por turnos, hábitos de exposição solar, preferência diurna e outros potenciais fatores de confusão foram obtidos a partir de um questionário estruturado.

Em geral, os autores observaram que o câncer2 de mama3 tende a aumentar com o número crescente de anos de trabalho no turno da noite (p = 0,03) e com o número cumulativo de turnos (p = 0,02), com um risco neutro para menos do que três turnos noturnos por semana. O efeito mais pronunciado do trabalho noturno sobre o risco de câncer2 de mama3 foi observado em mulheres com preferências diurnas, mas que trabalham à noite de maneira intensa. Trabalhadoras do turno da noite tendem a tomar banhos de sol com mais frequência do que aquelas que trabalham durante o dia.

Os resultados indicam que o trabalho noturno frequente, intenso e por longo prazo aumenta o risco de câncer2 de mama3. Mulheres com preferências diurnas que trabalhavam em turnos noturnos tendem a ter um maior risco do que aquelas com preferência pela noite.

Fonte: Occupational & Environmental Medicine

 

 

NEWS.MED.BR, 2012. Trabalho noturno pode estar associado ao câncer de mama. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/302035/trabalho-noturno-pode-estar-associado-ao-cancer-de-mama.htm>. Acesso em: 22 out. 2019.

Complementos

1 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
Gostou do artigo? Compartilhe!