Gostou do artigo? Compartilhe!

JAMA: exposição a pesticidas aumenta o risco de diabetes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A exposição a longo prazo a pesticidas está associada a um alto risco de desenvolver diabetes1, de acordo com pesquisadores do National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS) e do National Cancer2 Institute.

O estudo envolveu mais de 33 mil agentes aplicadores de pesticidas que participaram do Agricultural Health Study. Uma análise dos dados revelou que a exposição a sete pesticidas – aldrin, chlordane, heptachlor, dichlorvos, trichlorfon, alachlor, and cyanazine (nomes em inglês) – aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes1 e que a incidência3 da doença aumenta com o tempo de exposição a estes pesticidas.

O estudo sugere que os pesticidas, juntamente com outros fatores como obesidade4, inatividade física e história familiar, contribuem para aumentar o risco de desenvolver diabetes1, segundo Dale Sandler, do NIEHS.

 

Fonte: JAMA – Volume 300 de 23 de julho de 2008

 

NEWS.MED.BR, 2008. JAMA: exposição a pesticidas aumenta o risco de diabetes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/20890/jama-exposicao-a-pesticidas-aumenta-o-risco-de-diabetes.htm>. Acesso em: 10 abr. 2021.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
Gostou do artigo? Compartilhe!