Gostou do artigo? Compartilhe!

Um robô é capaz de realizar uma cirurgia cardíaca com um toque forte, mas delicado

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um robô macio pode realizar procedimentos cirúrgicos complexos dentro de um coração1 batendo. O dispositivo pode manejar ferramentas dentro de uma das câmaras do coração1 enquanto se apoia em um estabilizador instalado em uma veia cardíaca importante.

As descobertas foram publicadas na revista Science Advances, em estudo que descreve o desenvolvimento do robô macio multifuncional para intervenções cardíacas.

Os pesquisadores relatam que em procedimentos endovasculares minimamente invasivos, os cirurgiões contam com cateteres com baixa destreza e altas proporções para atingir um alvo anatômico.

No entanto, o ambiente dentro do coração1 batendo apresenta uma combinação de desafios exclusivos de poucos locais anatômicos, tornando difícil para as ferramentas de intervenção manobrarem com destreza e aplicarem forças substanciais em um alvo intracardíaco.

Nesse contexto, demonstrou-se uma plataforma robótica suave em escala milimétrica que pode ser implantada e autoestabilizada na entrada do coração1 e guiar as ferramentas de intervenção existentes em direção a um local alvo.

Em dois procedimentos intracardíacos exemplares no átrio direito2, a plataforma robótica fornece destreza suficiente para atingir múltiplos alvos anatômicos, estabilidade suficiente para manter contato constante em alvos móveis e alavancagem mecânica suficiente para gerar forças no nível do newton.

Como o dispositivo aborda desafios contínuos na intervenção intracardíaca minimamente invasiva, ele pode permitir o desenvolvimento de intervenções baseadas em cateteres.

Leia sobre "Cirurgia robótica - quais os benefícios" e "Marcapasso3 sem fio".

 

Fontes:
Science Advances, Vol. 9, Nº 43, em 25 de outubro de 2023.
Nature, notícia publicada em 02 de novembro de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Um robô é capaz de realizar uma cirurgia cardíaca com um toque forte, mas delicado. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1461762/um-robo-e-capaz-de-realizar-uma-cirurgia-cardiaca-com-um-toque-forte-mas-delicado.htm>. Acesso em: 21 abr. 2024.

Complementos

1 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
2 Átrio Direito: Câmaras do coração às quais o SANGUE circulante retorna.
3 Marcapasso: Dispositivo eletrônico utilizado para proporcionar um estímulo elétrico periódico para excitar o músculo cardíaco em algumas arritmias do coração. Em geral são implantados sob a pele do tórax.
Gostou do artigo? Compartilhe!