Gostou do artigo? Compartilhe!

Imunoterapia combinada pré-operatória resultou na inviabilidade dos tumores em 57% dos indivíduos com câncer de pele

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O tratamento com os medicamentos relatlimabe e nivolumabe antes da remoção cirúrgica de um tipo de câncer1 chamado melanoma2 resultou na inviabilidade dos tumores em 57% dos indivíduos, e não foram observados efeitos adversos graves. Pessoas com uma resposta favorável ao tratamento tiveram um melhor resultado de sobrevida3 do que aquelas que não responderam.

O artigo relatando o uso de terapia neoadjuvante com relatlimabe e nivolumabe no melanoma2 ressecável foi publicado na revista Nature.

A imunoterapia combinada com relatlimabe e nivolumabe melhora a sobrevida3 livre de progressão em relação à monoterapia com nivolumabe em pacientes com melanoma2 avançado irressecável. Neste estudo, investigou-se esse regime em pacientes com melanoma2 ressecável em estágio clínico III ou oligometastático em estágio IV.

Os pacientes receberam duas doses neoadjuvantes (nivolumabe 480 mg e relatlimabe 160 mg por via intravenosa a cada 4 semanas) seguidas de cirurgia e, em seguida, dez doses de terapia adjuvante combinada. O desfecho primário foi a taxa de resposta completa patológica (Rcp).

A combinação resultou em taxa de RCp de 57% e taxa de resposta patológica geral de 70% entre 30 pacientes tratados. A taxa de resposta radiográfica usando Critérios de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos 1.1 foi de 57%.

Nenhum evento adverso grau 3-4 relacionado ao sistema imunológico4 foi observado no cenário neoadjuvante. A taxa de sobrevida3 livre de recorrência5 em 1 e 2 anos foi de 100% e 92% para pacientes6 com qualquer resposta patológica, em comparação com 88% e 55% para pacientes6 que não tiveram resposta patológica (P = 0,005).

A infiltração de células7 imunes aumentada na linha de base e a diminuição dos macrófagos8 M2 durante o tratamento foram associados à resposta patológica.

Esses resultados indicam que relatlimabe e nivolumabe neoadjuvantes induzem uma alta taxa de resposta completa patológica. A segurança durante a terapia neoadjuvante é favorável em comparação com outros regimes de imunoterapia combinada.

Esses dados, em combinação com os resultados do estudo RELATIVITY-047, fornecem confirmação adicional da eficácia e segurança deste novo regime de imunoterapia.

Leia sobre "Câncer1 de pele9", "Conhecendo melhor o melanoma2" e "Imunoterapia".

 

Fonte: Nature, publicação em 26 de outubro de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Imunoterapia combinada pré-operatória resultou na inviabilidade dos tumores em 57% dos indivíduos com câncer de pele. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1428700/imunoterapia-combinada-pre-operatoria-resultou-na-inviabilidade-dos-tumores-em-57-dos-individuos-com-cancer-de-pele.htm>. Acesso em: 2 dez. 2022.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
3 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
4 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
5 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
8 Macrófagos: É uma célula grande, derivada do monócito do sangue. Ela tem a função de englobar e destruir, por fagocitose, corpos estranhos e volumosos.
9 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
Gostou do artigo? Compartilhe!