Gostou do artigo? Compartilhe!

Laticínios podem ajudar a prevenir o diabetes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado na revista Diabetes1 Care e desenvolvido por pesquisadores da Harvard School of Public Health mostra que mulheres que se alimentam de produtos lácteos de baixa caloria2 podem ter risco reduzido de desenvolver diabetes tipo 23.

Os pesquisadores analisaram dados do Women's Health Study, que incluiu mais de 37.000 profissionais de saúde4 do sexo feminino dos Estados Unidos, com idade média de 50 anos. No início do estudo, nenhuma das mulheres era portadora de diabetes1.

As mulheres respoderam questionários sobre os seus hábitos alimentares. As perguntas incluíam aproximadamente 130 alimentos: leite desnatado, leite integral, iogurte, queijo cottage, sorvete, queijo, pasta de queijo, coalhada entre outros. E também questionavam a respeito do uso de suplementos contendo cálcio e vitamina5 D.

As mulheres foram acompanhadas durante uma década, em média. Durante este tempo, um total de 1603 mulheres tiveram diagnóstico6 de diabetes1.

Os resultados mostraram que as mulheres com ingestão de cálcio na dieta tiveram uma probabilidade 20% menor de serem diagnosticadas com diabetes1 de tipo 2 em relação àquelas que consumiram uma menor quantidade de cálcio. E aquelas que ingeriam produtos lácteos de baixa caloria2 apresentavam menor risco do que aquelas que ingeriam laticínios integrais.

Fonte: Diabetes1 Care, July 2006; vol 29: pp 1579-1584.

NEWS.MED.BR, 2006. Laticínios podem ajudar a prevenir o diabetes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1412/laticinios-podem-ajudar-a-prevenir-o-diabetes.htm>. Acesso em: 14 dez. 2019.

Complementos

1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Caloria: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc. Carboidratos, proteínas, gorduras e álcool fornecem calorias na dieta. Carboidratos e proteínas têm 4 calorias em cada grama, gorduras têm 9 calorias por grama e álcool têm 7 calorias por grama.
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
Gostou do artigo? Compartilhe!