Gostou do artigo? Compartilhe!

Tratamento da obesidade: estudo demonstra que medicamentos antiobesidade são significativamente subutilizados

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado pelo Mayo Clinic Proceedings teve como objetivo examinar a farmacoterapia para obesidade1 nos Estados Unidos de 2011 a 2016 usando uma grande amostra representativa nacionalmente.

Os dados foram obtidos durante 6 anos, de 2011 a 2016, a partir da Pesquisa Nacional de Assistência Médica Ambulatorial. Foram identificados 3 tipos de consultas: pacientes com obesidade1 e menção a um medicamento antiobesidade; pacientes com obesidade1 e sem menção a medicamento antiobesidade; e pacientes sem obesidade1 e com menção a medicamento antiobesidade.

O teste χ² foi usado para comparar as características em cada tipo de consulta. Para prever a chance de menção a um medicamento antiobesidade para pacientes2 com obesidade1, foi realizada uma análise de regressão logística.

Do total ponderado de 196.872.870 consultas médicas em consultório feitas por pacientes com obesidade1 de 2011 a 2016, 1% mencionou um medicamento antiobesidade. Além disso, houve 760.470 consultas médicas em consultório para pacientes2 sem obesidade1, mas com menção a um medicamento antiobesidade. Uma menção a um medicamento antiobesidade foi mais provável para aqueles com 51 anos ou mais e aqueles que residem no Sul (odds ratio ajustada, 5,31 IC 95%, 1,19 a 23,59).

O estudo concluiu que houve um ligeiro aumento nas menções a medicamentos antiobesidade, de 0,26% em 2011 para 0,28% em 2016, mas apenas 1% das consultas em consultório para pacientes2 com obesidade1 receberam prescrição de um medicamento antiobesidade.

Os médicos tendiam a prescrever medicamentos antiobesidade para pessoas com obesidade1 com 51 anos ou mais e residentes no sul. A medicação antiobesidade para o tratamento da obesidade1 é significativamente subutilizada.

Saiba mais sobre "Peso ideal e como calculá-lo", "Tratando a obesidade1" e "O perigo dos remédios para emagrecer".

 

Fonte: Mayo Clinic Proceedings, Vol. 96, Nº 12, em 01 de dezembro de 2021.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Tratamento da obesidade: estudo demonstra que medicamentos antiobesidade são significativamente subutilizados. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1407900/tratamento-da-obesidade-estudo-demonstra-que-medicamentos-antiobesidade-sao-significativamente-subutilizados.htm>. Acesso em: 18 mai. 2022.

Complementos

1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
Gostou do artigo? Compartilhe!