Novo gravador de eletrocardiograma portátil de 6 derivações apresentou desempenho próximo ao eletrocardiograma de 12 derivações em pacientes cardiológicos
Monitores de eletrocardiograma1 (ECG) portáteis são cada vez mais usados por profissionais de saúde2 e pacientes para diagnosticar arritmias3 cardíacas. Há uma falta de estudos que validem o uso de dispositivos portáteis em relação ao ECG padrão de 12 derivações.
O Kardia 6L é um novo monitor de ECG portátil que pode produzir um ECG de 6 derivações. Neste estudo, publicado no European Heart Journal Digital Health, comparou-se o ECG de 6 derivações com o ECG de 12 derivações.
Este estudo prospectivo4 consistiu em pacientes cardíacos internados e ambulatoriais não selecionados no Leeds Teaching Hospital NHS Trust. Todos os participantes tiveram ECGs de 12 e 6 derivações. Todos os parâmetros de ECG foram analisados usando um modelo de método padrão para consistência entre observadores independentes. Os eletrocardiogramas dos gravadores foram comparados pelos seguintes métodos estatísticos: regressão linear, Bland-Altman, curva do operador do receptor e análise kappa.
Foram recrutados 1.015 pacientes. As diferenças médias entre os gravadores foram pequenas para PR, QRS e eixo cardíaco, com área sob a curva (AUC5) da análise do operador do receptor de >80%.
As diferenças médias para QT e QTc (entre os gravadores) também foram pequenas, com AUCs para derivações de QT de >75% e AUCs para derivações de QTc de >60%.
As principais descobertas da análise de Bland-Altman demonstram em geral uma concordância aceitável com poucas instâncias de pontos fora da curva (<6%, análise de Bland-Altman).
O estudo concluiu que vários parâmetros registrados pelo Kardia 6L (intervalo QT em todas as seis derivações, detecção de ritmo, intervalo PR, duração do QRS e eixo cardíaco) apresentam desempenho próximo ao ECG de 12 derivações padrão ouro. No entanto, essa consistência enfraquece para hipertrofia6 ventricular esquerda, amplitudes QRS (derivação I e AVL) e alterações isquêmicas.
Leia sobre "Como é feito o eletrocardiograma1", "Doenças cardiovasculares7" e "Extrassístoles - como elas são".
Fonte: European Heart Journal Digital Health, publicação em 28 de setembro de 2021.