Gostou do artigo? Compartilhe!

Novo estudo revela as principais causas de morte no mundo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Levantamento realizado na University of Queensland's School of Population Health, na Austrália, levantou a mortalidade1 no ano de 2001 a partir de milhares de fontes em todo o mundo, com dados de 136 doenças. Os resultados foram publicados esta semana na revista The Lancet. As doenças cardiovasculares2 (doenças cardíacas e acidentes vasculares3 cerebrais) continuam como uma das causas predominantes de mortalidade1.

Entre outros dados, os achados revelaram que:

• Aproximadamente 56 milhões de pessoas morreram em 2001, incluídas aqui 10,6 milhões de mortes de crianças (principalmente em países do terceiro mundo);

• A primeira e a segunda causa de morte, tanto em países desenvolvidos como nos países mais pobres, são as doenças cardíacas (número 1) e os acidentes vasculares3 cerebrais (número 2).

• A AIDS aparece em quarto lugar nos países mais pobres; nestes mesmos países, as doenças perinatais surgem como causa número 5 de mortalidade1.

O artigo completo pode ser encontrado aqui.

Fonte: The Lancet, May 27, 2006; vol 367: pp 1747-1757

NEWS.MED.BR, 2006. Novo estudo revela as principais causas de morte no mundo. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1310/novo-estudo-revela-as-principais-causas-de-morte-no-mundo.htm>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Complementos

1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
2 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
3 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!