Gostou do artigo? Compartilhe!

Crianças necessitam de mais gordura na dieta que os adultos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A recomendação é de que adultos obtenham 20 a 35% de suas calorias1 diárias com a ingestão de gorduras. A recomendação para adolescentes e crianças acima de 3 anos é de 25 a 35%. Bebês2 e crianças abaixo de 3 anos têm uma necessidade ainda maior de gordura3: 30 a 40% das calorias1 diárias. A razão para esta ingestão maior de gordura3 é que durante a fase de crescimento rápido as crianças necessitam de calorias1 e nutrientes adequados para a mielinização dos neurônios4, desenvolvimento ósseo e síntese de proteínas5.

Estudo publicado no Nutrition Journal avaliou a porcentagem de oxidação de gordura3 em crianças e adultos. Concluiu-se que, para cada gasto calórico, a queima de gorduras é maior nas crianças do que nos adultos. Dez crianças (com média de idade de 8,7 anos, 33 + ou – 13 quilos e no estágio 1 de Tanner) e 10 adultos (idade média de 41,6 anos, 74 + ou - 13 quilos) foram alimentados com uma dieta para manutenção de peso por três dias. Foram medidas as taxas metabólicas de todos os participantes.

Isto não significa que as crianças devam consumir somente alimentos ricos em gordura3 e açúcar6, mas uma dieta balanceada e rica em nutrientes, além de praticar uma atividade física de maneira regular.


Fonte: Nutrition Journal

 

Para acompanhar o crescimento do seu filho: www.centralx7.com.br/crianca


 

NEWS.MED.BR, 2007. Crianças necessitam de mais gordura na dieta que os adultos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11653/criancas-necessitam-de-mais-gordura-na-dieta-que-os-adultos.htm>. Acesso em: 21 set. 2021.

Complementos

1 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
4 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
5 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
6 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
7 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!