Atalho: 5TFMAF3
Gostou do artigo? Compartilhe!

Hidroginástica durante a gestação aumenta a quantidade de líquido amniótico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Praticar hidroginástica durante a gravidez1 aumenta em até 21,5% o volume de líquido amniótico2, segundo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Participaram do estudo 25 gestantes sadias, com idade entre 19 e 36 anos, no Hospital das Clínicas de Campinas. Foram excluídas do estudo mulheres com antecedentes de duas ou mais cesáreas, gravidez1 de risco ou em condições de contra-indicação para a prática de atividade física, como hipertensão arterial3 e história de abortos de repetição.

Segundo o professor José Guilherme Cecatti, orientador do estudo, as gestantes foram submetidas a aulas de hidroginástica três vezes por semana. O volume de líquido amniótico2 era medido antes e depois de uma aula com duração de 50 minutos.

Entre as mulheres analisadas, nenhuma teve parto prematuro e nenhum bebê nasceu com baixo peso. Além disso, todas as mães conseguiram manter o ganho de peso considerado ideal durante a gravidez1.

Existem outros estudos mostrando que as gestantes que realizam atividades físicas na água são mais preparadas para suportar a dor durante o trabalho de parto em comparação com aquelas que não praticam este tipo de atividade física. Além disso, as que fizeram hidroginástica reduziram os desconfortos lombares do final da gravidez1.

A produção e a absorção do líquido amniótico2 dependem de uma série de mecanismos interdependentes entre o feto4, a placenta, as membranas e o organismo materno. Entre as suas principais funções, destacam-se o crescimento externo simétrico do embrião, barreira contra infecções5, proteção do embrião contra traumatismos sofridos pela mãe, auxílio no controle da temperatura corporal do feto4. Também permite que o feto4 se mova livremente, contribuindo para o seu desenvolvimento muscular.

Fonte: Unicamp

NEWS.MED.BR, 2006. Hidroginástica durante a gestação aumenta a quantidade de líquido amniótico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1122/hidroginastica-durante-a-gestacao-aumenta-a-quantidade-de-liquido-amniotico.htm>. Acesso em: 21 nov. 2019.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
3 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
4 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

30/12/2009 - Complemento feito por Luciana
Re: Hidroginástica durante a gestação aumenta a quantidade de líquido amniótico
Está dito que foram excluídas do programa mulheres com gravidez de risco. Como toda gestação gemelar é considerada "de risco" de forma geral, como a grávida de gêmeos pode saber se é conveniente fazer hidroginástica e obter o consequente o aumento de liquido amniótico?

08/03/2006 - Complemento feito por milton
Re: Hidroginástica durante a gestação aumenta a quantidade de líquido amniótico
acredito que esta informação deveria ser respassada a todas as futuras mamaes, e desta forma pudessem levar a termo, uma gestação melhor para o seu nenen.

estarei divulgando em meu programa de saude esta informação.

parabens,

ms

programa dr milton santangelo
www.tvgalega.com.br

  • Entrar
  • Assinar