Gostou do artigo? Compartilhe!

Games podem melhorar a habilidade em cirurgias videolaparoscópicas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Iowa/EUA, publicada em fevereiro de 2007 no Archieves of Surgery, analisa a prática de jogar games como ferramenta de melhoria da habilidade de cirurgiões em cirurgias videolaparoscópicas. O benefício deste treinamento para cirurgiões deve ser quantificado.

O estudo analisou o desempenho de 33 participantes, dentre eles médicos residentes de cirurgia e cirurgiões não residentes que participavam de um programa conhecido como Rosser Top Gun Laparoscopic Skills and Suturing Program (Top Gun). Os médicos usaram 3 diferentes jogos eletrônicos. Avaliou-se a experiência pregressa dos participantes, seu nível atual em relação aos escores alcançados no resultado final de cada jogo, o nível de treinamento de cada cirurgião, o número de videolaparoscopias por eles realizadas e o número de anos de prática médica.

O resultado final mostrou que os mais hábeis ao jogar games e aqueles que tinham o hábito de jogar por mais de 3 horas por semana no passado apresentaram uma habilidade maior na realização de cirurgias videolaparoscópicas e na capacidade de realizar suturas1. A pesquisa publicada avalia a hipótese do uso de games como ferramenta de treinamento de médicos cirurgiões.


Saiba mais: Archives of Surgery

NEWS.MED.BR, 2007. Games podem melhorar a habilidade em cirurgias videolaparoscópicas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/10656/games-podem-melhorar-a-habilidade-em-cirurgias-videolaparoscopicas.htm>. Acesso em: 20 out. 2019.

Complementos

1 Suturas: 1. Ato ou efeito de suturar. 2. Costura que une ou junta partes de um objeto. 3. Na anatomia geral, é um tipo de articulação fibrosa, em que os ossos são mantidos juntos por várias camadas de tecido conjuntivo denso; comissura (ocorre apenas entre os ossos do crânio). 4. Na anatomia botânica, é uma linha de espessura variável que se forma na região de fusão dos bordos de um carpelo (ou de dois ou mais carpelos concrescentes). 5. Em cirurgia, ato ou efeito de unir os bordos de um corte, uma ferida, uma incisão, com agulha e linha especial, para promover a cicatrização. 6. Na morfologia zoológica, nos insetos, qualquer sulco externo semelhante a uma linha.
Gostou do artigo? Compartilhe!