Gostou do artigo? Compartilhe!

Mulheres e médicas: livro faz retrospectiva da participação das mulheres no exercício da medicina

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O sexo feminino, apesar da discriminação enfrentada ao longo dos séculos, muito fez pelo desenvolvimento das ciências. Um livro recém-lançado no Brasil resgata esta história ao apresentar as principais mulheres que influenciaram a prática médica.

Escrita pela professora da Faculdade de Medicina da CochinPort-Royal e ex-presidente da Associação Francesa das Médicas, Josette Dall'Alva Santucci, a obra resgata a história de mulheres que desafiaram as dificuldades impostas pela sociedade e conseguiram estudar e exercer a medicina.

Da história da médica Metrodora, que viveu no Império Romano e escreveu, nos primeiro séculos da Era Cristã, um tratado sobre doenças do útero1, às mulheres que lutaram pela abertura da universidade para o sexo feminino no século XIX, a autora traça um panorama completo da participação feminina na medicina, narrando histórias intrigantes, como a de um condecorado oficial-médico do exército britânico que na verdade era uma mulher.

Usando sua experiência como diretora de um complexo hospitalar em Paris, a autora reconstituir o papel da mulher na sociedade a partir da história das pioneiras no ofício de salvar vidas.

Ficha técnica:
Mulheres e médicas - as pioneiras da medicina
Josette Dall'Alva Santucci
Rio de Janeiro, 2005, 248 páginas - R$39,90
Ediouro (21)3882-8416



Fonte: Editora Ediouro

NEWS.MED.BR, 2006. Mulheres e médicas: livro faz retrospectiva da participação das mulheres no exercício da medicina. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/livros/1227/mulheres-e-medicas-livro-faz-retrospectiva-da-participacao-das-mulheres-no-exercicio-da-medicina.htm>. Acesso em: 18 set. 2020.

Complementos

1 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
Gostou do artigo? Compartilhe!