Gostou do artigo? Compartilhe!

Academia Americana de Pediatria publica lista com maneiras de lidar com o aumento do uso de telas pelas crianças nesse momento de pandemia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Com milhões de crianças impedidas de frequentar a escola por causa do novo coronavírus, os pais estão lutando para mantê-las ocupadas em casa. Mesmo depois dos trabalhos escolares, ainda há horas no dia para preencher.

A Academia Americana de Pediatria disse ao programa “Good Morning America”, do canal abc do Estados Unidos, ​​em um e-mail: “A AAP reconhece que muitas crianças estarão usando mais mídias em tela agora, seja para entretenimento, educação ou conexão social”.

Uma das principais dicas da organização para gerenciar as telas é fazer um plano.

“Converse com seus filhos sobre qual será sua estrutura diária, como você lidará com o estresse e quando fará pausas no trabalho remoto ou no estudo para relaxar e se conectar”, escreveu a AAP em seu site.

“Embora os limites ainda sejam importantes, nessas circunstâncias estressantes, o uso de mídias em tela das crianças provavelmente aumentará”, afirmou a AAP.

Leia sobre “Uso de mídias digitais por crianças e adolescentes”.

Devido ao “desafio sem precedentes" que as famílias estão enfrentando, disse a organização, a AAP publicou uma lista de maneiras de lidar com o aumento do tempo de uso de tela.

1. Use as mídias sociais para o bem! Entre em contato com vizinhos, amigos e entes queridos. Se as escolas estiverem fechadas, descubra se existem maneiras de ajudar os alunos que precisam de refeições ou acesso à Internet para aprender em casa.

2. Use as mídias para conexão social: o distanciamento social pode ser isolador. Se as crianças estão sentindo falta de seus amigos da escola ou de outros membros da família, tente conversar por vídeo ou mídia social para manter contato.

3. Seja seletivo sobre o que seus filhos assistem. Use fontes confiáveis ​​para encontrar conteúdo positivo, como o Common Sense Media, que vem compilando muitas ideias para as famílias que estão se reorganizando nesse momento.

4. Use as mídias juntos. Esta é uma ótima oportunidade para monitorar o que seus filhos mais velhos estão vendo online e acompanhar o que seus filhos estão aprendendo. Mesmo assistindo a um filme juntos, todos podem relaxar enquanto você aprecia a narrativa e o significado que os filmes podem trazer.

5. Os pais que trabalham em casa podem precisar ajustar as expectativas durante esse período. Mas também é uma chance de mostrar às crianças uma parte de seu mundo. Incentivar a brincadeira imaginativa do “trabalho” pode ser uma maneira de aplicar o “dia de levar seu filho para o trabalho” sem sair de casa!

6. Podcasts e audiolivros são ótimas maneiras de manter a mente das crianças envolvida enquanto os pais fazem as coisas.

7. Encontre atividades offline que ajudam a família a relaxar e se comunicar. Faça caminhadas no quintal, jogue jogos de tabuleiro, leiam juntos, faça festas de dança em família. Saiba quais atividades despertam o interesse de seus filhos (chutar a bola? Assar um bolo?) e reserve um tempo para eles.

8. Crie um espaço para os membros da família falarem sobre suas preocupações.

9. Pais – observem o seu próprio uso da tecnologia. Quando você está sendo sugado demais para notícias ou feeds de mídia social e isso está estressando você, as crianças podem perceber. Faça uma pausa para proteger sua própria saúde1 mental também.

“Os limites ainda são importantes. Como o tempo do distanciamento social é incerto, tente seguir as rotinas”, escreveu a AAP. “Verifique se o uso da tecnologia não substitui o sono, atividade física, leitura, tempo reflexivo ou conexão familiar”.

Veja também sobre “Os adolescentes e o mundo virtual”.

 

Fonte: abcNews, em 24 de março de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. Academia Americana de Pediatria publica lista com maneiras de lidar com o aumento do uso de telas pelas crianças nesse momento de pandemia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/1364028/academia-americana-de-pediatria-publica-lista-com-maneiras-de-lidar-com-o-aumento-do-uso-de-telas-pelas-criancas-nesse-momento-de-pandemia.htm>. Acesso em: 12 jul. 2020.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!