news.med.br  -  Saúde
Artigo publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM) mostra que, em 2016, a morte entre crianças e adolescentes tornou-se um evento raro. Os declínios nas mortes por doenças infecciosas ou câncer1, que resultaram do diagnóstico2 precoce, vacinas, antibióticos e tratamento médico e cirúrgico, deram lugar a um aumento nas mortes por causas relacionadas a lesões3, incluindo acidentes de carro, ferimentos por arma de fogo e o problema emergente de casos de overdoses causadas por opioides.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

O risco de acidente vascular cerebral1 ao longo da vida foi calculado em uma estimativa publicada pelo periódico The New England Journal of Medicine (NEJM), na qual estimou-se o risco de AVC ao longo da vida a nível regional, nacional e global, utilizando dados de um estudo abrangente sobre a prevalência2 de doenças graves conhecido como Global Burden of Disease (GBD) Study 2016.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
   [Mais...]

Um estudo randomizado1 e controlado, conhecido como “Happy Quit”, coordenado por pesquisadores chineses, mostrou a eficácia das mensagens de texto enviadas a pacientes em uma intervenção com o objetivo de ajudar pessoas a parar de fumar.
1 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
   [Mais...]

Um artigo, publicado no periódico The Arts in Psychotherapy, testando os efeitos da música na depressão e comparando-os com os efeitos da psicoterapia, mostrou que a musicoterapia reduziu mais os sintomas1 depressivos na depressão leve e moderada e que ela pode ser usada juntamente com o apoio psicológico no tratamento desta patologia2.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
   [Mais...]

Anvisa alerta sobre aumento do risco de câncer1 de pele2 não-melanoma3 (carcinoma4 basocelular e carcinoma4 de células5 escamosas) com o uso a longo prazo de hidroclorotiazida, diurético6 amplamente utilizado (isoladamente ou em associação com outros fármacos) para o tratamento da hipertensão arterial7, bem como para o controle de edemas8.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
4 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
7 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
8 Edemas: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
   [Mais...]

Para os médicos da Universidade de Chicago e engenheiros moleculares que trabalham para mobilizar o nosso próprio sistema imunológico1 na batalha contra o câncer2, sucessos e contratempos são fundamentais para o próximo salto.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

O transplante de útero1 de doadores vivos tornou-se uma realidade para tratar a infertilidade2 após uma bem sucedida série sueca de 2014, inspirando centros de transplante de útero1 e programas em todo o mundo. No entanto, nenhum caso de nascidos vivos via útero1 de doador falecido tinha tido sucesso conhecido até o momento desta descrição de caso no periódico The Lancet.
1 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
2 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.
   [Mais...]

Os casos de sarampo1 aumentaram a partir de 2016, uma vez que vários países experimentaram surtos graves e prolongados da doença devido a lacunas na cobertura de vacinação, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde2 (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
1 Sarampo: Doença infecciosa imunoprevenível, altamente transmissível por via respiratória, causada pelo vírus do sarampo e de imunidade permanente. Geralmente ocorre na infância, mas pode afetar adultos susceptíveis (não imunes). As manifestações clínicas são febre alta, tosse seca persistente, coriza, conjuntivite, aumento dos linfonodos do pescoço e manchas avermelhadas na pele. Em cerca de 30% das pessoas com sarampo podem ocorrer complicações como diarréia, otite, pneumonia e encefalite.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O que é melhor? Uma dieta com baixo teor de gordura1/alto teor de carboidrato2 ou uma dieta com alto teor de gordura1 e pouco carboidrato2? Ou é o tipo de gordura1 consumida que importa? Em um novo artigo, publicado pela revista Science, pesquisadores da Harvard T.H. Chan School of Public Health, Boston Children’s Hospitale demais colaboradores com conhecimentos e perspectivas variadas sobre questões nutricionais chegaram a um consenso e a uma programação para futuras pesquisas.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Carboidrato: Um dos três tipos de nutrientes dos alimentos, é um macronutriente. Os alimentos que possuem carboidratos são: amido, açúcar, frutas, vegetais e derivados do leite.
   [Mais...]

Estudo publicado online pelo Centers for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, mostra que aproximadamente um em cada três adultos com pré-diabetes1 tem artrite2. E que, entre aqueles com ambas as condições, pelo menos metade são adultos fisicamente inativos e/ou têm obesidade3, o que aumenta ainda mais o risco de diabetes tipo 24.
1 Pré-diabetes: Condição em que um teste de glicose, feito após 8 a 12 horas de jejum, mostra um nível de glicose mais alto que o normal mas não tão alto para um diagnóstico de diabetes. A medida está entre 100 mg/dL e 125 mg/dL. A maioria das pessoas com pré-diabetes têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2.
2 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

» US Department of Health and Human Services (HHS) publica novas diretrizes sobre atividade física para americanos, incluindo crianças a partir de 3 anos de idade
» CFM aprova novo Código de Ética Médica
» Evidências de infecção natural pelo vírus da Zika em primatas não humanos no Brasil
» Austrália pode eliminar câncer cervical até 2028, mostra estudo de modelagem publicado no The Lancet
» Prêmio Nobel de Medicina 2018 é atribuído a dois pesquisadores da imunoterapia contra o câncer
» Estatísticas globais sobre câncer 2018: estimativas GLOBOCAN sobre incidência e mortalidade em todo o mundo para 36 tipos de câncer em 185 países
» Primeiro paciente no Reino Unido recebe nova forma de radioterapia
» CDC faz alerta sobre Enterovirus A71 causando doença neurológica em crianças no Colorado
» Um possível culpado em ataques cardíacos precoces, segundo publicação da Harvard Medical School
» Infarto do miocárdio e lesão miocárdica têm definições distintas publicadas pelo documento Fourth Universal Definition of Myocardial Infarction (2018)


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos