Gostou do artigo? Compartilhe!

Associação Médica Homeopática Brasileira se opõe às chamadas "práticas integrativas e complementares" no SUS

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Assim como a Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina, o Colégio Médico de Acupuntura e diversas entidades médicas regionais, a Associação Médica Homeopática Brasileira divulgou nota oficial (abaixo) contrária à Portaria 971, do Ministério da Saúde1, que institui as chamadas "práticas integrativas e complementares" no Sistema Único de Saúde1.

Após reunião realizada na sede da AMB, em São Paulo, no dia 26, os representantes da entidade reviram sua posição inicial e admitiram falhas gritantes da Portaria de 4 de maio de 2006, como a possibilidade de que a Homeopatia e a Acupuntura sejam exercidas por profissionais sem a formação médica.

Participaram do encontro o 1º secretário da AMB, Aldemir Humberto Soares, o presidente da AMHB, Mário Antônio Cabral Ribeiro, o vice-presidente da Região Sudeste, Carlos Alberto Fiorot, e os representantes da Comissão de Saúde1 Pública da AMHB, Helvo Slomp Junior e Gíssia Gomes Galvão.

 

Posição oficial da AMHB face2 à Portaria 971


I – Em decorrência da publicação da Portaria 971 de 4 de maio de 2006 pelo Ministério da Saúde1;

II – Pelo fato desta gerar dúvidas e contradições quanto à clareza de definição da Homeopatia como especialidade médica, e de que o atendimento homeopático deverá ser exercido claramente por médicos, tal qual está estabelecido no Brasil há 25 anos;

III – Em virtude das avaliações e posições das nossas respeitáveis instituições médicas, representadas pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, que se posicionaram contrárias à tal Portaria;

IV – Considerando as sucessivas reuniões envolvendo a AMHB / AMB / CFM, além de reuniões consultivas com os representantes das Entidades Federadas da AMHB, lideranças da Homeopatia como ex-presidentes da AMHB e membros da Comissão de Saúde1 Pública da AMHB.

A Diretoria da AMHB, por unanimidade, assumindo para si a responsabilidade, neste difícil momento pelo qual passa a Homeopatia brasileira e, priorizando a conquista da prerrogativa de sermos uma especialidade médica, resolve oficialmente o seguinte:

1 – adotar posição conjunta com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira, de forma contrária à citada Portaria;

2 – acatar as propostas aprovadas na reunião conjunta CFM / AMB / AMHB, realizada no dia 26 de junho de 2006, em São Paulo, na sede da AMB.

Belo Horizonte, 27 de junho de 2006

Diretoria da AMHB

Fonte: AMB

Notícia relacionada 

NEWS.MED.BR, 2006. Associação Médica Homeopática Brasileira se opõe às chamadas "práticas integrativas e complementares" no SUS. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1329/associacao-medica-homeopatica-brasileira-se-opoe-as-chamadas-quot-praticas-integrativas-e-complementares-quot-no-sus.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
Gostou do artigo? Compartilhe!