Gostou do artigo? Compartilhe!

CDC: recomendações sobre o Zika vírus para gestantes ou mulheres que estão pensando em engravidar

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Zika vírus1 pode ser transmitido de uma mulher grávida para o feto2. Houve relatos de um defeito de nascença grave chamado microcefalia3 e outras alterações em bebês4 de mães que foram infectadas com o vírus1 Zika durante a gestação. O conhecimento da ligação entre o Zika vírus1 e estas alterações está evoluindo, mas até que se saiba, o CDC recomenda precauções especiais para os seguintes grupos:

Mulheres que estão grávidas (em qualquer trimestre):

  • Considere o adiamento de viagens para qualquer área onde a transmissão do vírus1 Zika está em andamento.
  • Se você precisa viajar para uma dessas áreas, converse com seu médico primeiro e siga rigorosamente as medidas para evitar picadas de mosquitos durante a sua viagem.

Mulheres que estão tentando engravidar:

  • Antes de viajar, converse com seu médico sobre seus planos para engravidar e o risco de infecção5 pelo vírus1 Zika.
  • Siga rigorosamente as medidas para evitar picadas de mosquitos durante a sua viagem.
  • Áreas específicas em que a transmissão do vírus1 Zika está em curso são muitas vezes difíceis de determinar e são susceptíveis de mudar ao longo do tempo. Verifique com frequência a atualização das recomendações.
  • Não existe vacina6 para prevenir ou medicamento para tratar o Zika vírus1. Os viajantes podem proteger-se através da prevenção de picadas de mosquito:
    • Cubra a pele7 exposta, vestindo camisas de mangas compridas e calças compridas.
    • Use repelentes registrados pela Enviromental Protection Agency (EPA) contendo DEET, picaridin, óleo de citronela ou IR3535. Sempre use como recomendado na embalagem.
    • As mulheres grávidas e lactantes8 podem usar todos os repelentes de insetos registrados pela EPA, incluindo n,n-Dietil-meta-toluamida (DEET), de acordo com o rótulo do produto.
    • De acordo com o CDC, a maioria dos repelentes, incluindo DEET, pode ser usada em crianças com 2 meses de idade ou mais. Já as recomendações da Anvisa, dizem que "tais produtos não devem ser usados em crianças menores de dois anos. Em crianças entre dois e 12 anos, a concentração dever ser no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a três vezes por dia. Concentrações superiores a 10% são permitidas para maiores de 12 anos. Além do DEET, no Brasil são utilizadas em cosméticos as substâncias repelentes Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate (Icaridin ou Picaridin) e Ethyl butylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR 3535), além de óleos essenciais, como Citronela. Embora não tenham sido encontrados estudos de segurança realizados em gestantes, estes ingredientes são reconhecidamente seguros para uso em produtos cosméticos conforme compêndios de ingredientes cosméticos internacionais."
    • Use roupas e equipamentos tratados com permetrina9 (tais como botas, calças, meias e tendas). Você pode comprar roupas e equipamentos pré-tratados ou tratá-los você mesmo.
    • Fique e durma em quartos com cortinados ou com ar-condicionado.
  • Se você se sentir doente e achar que pode ter Zika:
    •  Fale com o seu médico se você desenvolver febre10 com uma erupção11 cutânea12, dor nas articulações13 ou olhos14 vermelhos. Informe-lhe sobre a sua viagem.
    • Tome remédio, como paracetamol ou acetaminofeno, para aliviar a febre10 e a dor. Não tome aspirina, produtos que contenham aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno.
    • Faça repouso e beba bastante líquidos.

Evite as picadas de mosquito para evitar a propagação da doença.

 

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention (CDC), de 15 de janeiro de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. CDC: recomendações sobre o Zika vírus para gestantes ou mulheres que estão pensando em engravidar. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/816449/cdc-recomendacoes-sobre-o-zika-virus-para-gestantes-ou-mulheres-que-estao-pensando-em-engravidar.htm>. Acesso em: 18 abr. 2024.

Complementos

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
9 Permetrina: Medicamento tópico utilizado no tratamento de combate aos piolhos, seus ovos e também contra a sarna.
10 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
11 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
12 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
13 Articulações:
14 Olhos:
Gostou do artigo? Compartilhe!