Gostou do artigo? Compartilhe!

Novo medicamento, o BMS-201038, reduz o LDL colesterol em 51%, segundo estudo publicado no The New England Journal of Medicine

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pacientes com hipercolesterolemia1 familiar apresentam elevados níveis de colesterol2, baixa resposta a terapias com medicamentos e um alto risco de doenças cardiovasculares3 precoces. Estes pacientes podem se beneficiar com o BMS-201038, um novo medicamento inibidor de proteína de transferência de triglicéride microssomal que está sendo estudado. Publicado no The New England Journal of Medicine de 11 de janeiro de 2007, o estudo mostrou evidências de ter reduzido o mau colesterol2 (LDL4) em 51%.

O cientista Daniel Rader, pesquisador da Universidade da Pensilvânia (EUA) e um dos autores do trabalho, diz que qualquer resultado que reduza o colesterol2 desses pacientes a um nível aceitável é excitante. Estes pacientes têm níveis de LDL4 em torno de 400 a 600 miligramas por litro de sangue5, quatro vezes mais do que o nível recomendado, que é de 130. O único tratamento para este tipo de doença é uma espécie de diálise6 em que a gordura7 prejudicial é filtrada do sangue5.

O estudo testou a segurança, a tolerabilidade e os níveis lipídicos com o uso de BMS-201038 em seis pacientes com hipercolesterolemia1 familiar. As terapias usadas por estes pacientes foram suspendidas 4 semanas antes do início da pesquisa. Os pacientes receberam o novo medicamentos em 4 diferentes doses (0.03, 0.1, 0.3 e 1,0 mg/kg/dia), cada uma por 4 semanas, e retornavam no final de cada período para análise. Todos os pacientes toleraram a dose mais alta de 1,0 mg/kg/dia e esta dose reduziu os níveis de LDL colesterol8 em 50.9% e de apolipoproteína B em 55,6%. Estes resultados foram estatisticamente significantes. O principal efeito colateral9 observado foi o aumento das transaminases hepáticas10 e uma maior deposição de gordura7 hepática11.

Fonte: The New England Journal of Medicine

Tratamento a longo prazo e com altas doses de inibidores da bomba de prótons...