Gostou do artigo? Compartilhe!

Uso de mídias digitais por crianças e adolescentes: as mídias digitais são parte do cenário atual do desenvolvimento e isso é uma verdade incontestável

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Após as dramáticas mudanças no cenário das mídias digitais, houve um aumento em pesquisas examinando1 suas supostas consequências. No cenário público, as implicações dessas pesquisas foram frequentemente apresentadas como consequenciais ou triviais.

Aqueles que argumentam que existem ligações consequentes entre o “uso de telas” na infância (isto é, uso de televisão, uso de equipamentos ou aplicativo e/ou uso de jogos) e atrasos ou déficits na saúde2 do desenvolvimento infantil (físico, socioemocional ou cognitivo3) apoiam a necessidade de diretrizes de uso de telas para ajudar a moderar seu uso em crianças.

Por outro lado, alguns pesquisadores argumentam que a magnitude das associações é trivial e não exigem limites para o uso de telas.

Como costuma ser o caso no discurso público, esses respectivos campos se polarizaram e falta uma postura moderada. Ou seja, as mídias digitais são uma ferramenta notável e empolgante para o avanço humano, mas, como muitas coisas boas, também podem ser problemáticas ou prejudiciais quando usadas de determinadas maneiras.

Leia sobre "Crianças e adolescentes e as mídias digitais" e "Os adolescentes e o mundo virtual".

A natureza da pesquisa científica permite que essas posições coexistam simbioticamente em fóruns rigorosos e revisados ​​por pares, nos quais cada estudo adicional supostamente se baseia nas ideias e limitações de um corpo coletivo de bolsas de estudo. Estudos individuais que estabeleceram associações entre uso das mídias e resultados da criança obviamente têm limitações; nenhum estudo pode fazer ou responder todas as perguntas, principalmente porque a tecnologia está rapidamente superando a pesquisa.

As solicitações para aprimorar o rigor dos métodos estatísticos para o teste de hipóteses são uma grande contribuição para essa área, incluindo desenhos longitudinais, bem como uma ênfase nos estudos de replicação e pré-registro para aumentar a transparência nos relatórios. Também são necessárias melhorias na medição do uso de mídias digitais.

Uma omissão importante no diálogo existente é a integração da teoria do desenvolvimento. À medida que os cientistas debatem se o "uso de telas" tem alguma associação mensurável com os resultados da criança, corremos o risco de ignorar um verdadeiro truísmo: as mídias digitais fazem parte do cenário de desenvolvimento atual.

A noção de "sistemas de desenvolvimento" sugere que a saúde2 humana, em sua totalidade, é maior que a soma de seus efeitos singulares. As associações operam em camadas contextuais aninhadas ou "níveis de organização" (por exemplo, cultura, vizinhanças, colegas e sistemas familiares) e é hora de começarmos a prestar atenção ao efeito digital em todos os níveis da organização da mesma maneira que consideramos associações multifacetadas dentro de outras partes da ecologia, examinando1 exposições específicas e expandindo nossos modelos teóricos de como as mídias digitais se inter-relacionam com o bem-estar infantil. Por exemplo, um adolescente que decidiu “sair” das mídias sociais pode querer interagir com seus amigos cara a cara, mas tem dificuldades porque a interação digital agora é o método preferido de interação entre os jovens.

As mídias digitais, portanto, operam no nível social ou cultural, bem como no nível individual. O foco em uma única exposição para entender um fenômeno complexo é um reducionismo. Se as mídias digitais não afetassem as crianças, seria o único aspecto da ecologia do desenvolvimento que não teria algum tipo de conexão significativa com as maneiras pelas quais as crianças crescem, para melhor e para pior.

Uma crítica frequentemente citada é que as variáveis de uso das mídias ​​"são responsáveis ​​por uma pequena variação" nos resultados da criança; no entanto, o uso dessa métrica para caracterizar os tamanhos dos efeitos foi considerado praticamente não informativo e ativamente enganador.

Um hiperfoco na variação explicada negligencia4 a complexidade da saúde2 do desenvolvimento e das mídias digitais na sociedade. Qualquer resultado único de saúde2 (por exemplo, atenção) possui várias associações de interação (genética e ambiental) e as mídias digitais representam apenas um desses efeitos.

De fato, a maioria das estatísticas de nível populacional que cita associações ambientais com a saúde2 do desenvolvimento em epidemiologia são relativamente pequenas, de acordo com o que esperaríamos. Por exemplo, o tamanho do efeito que liga exercício e depressão na juventude é r = -0,14 (IC 95%, -0,19 a -0,10), sugerindo que apenas 2% da variação na depressão é "explicada por" exercício. Devemos parar de recomendar que os jovens com depressão sejam ativos porque 98% da variação na depressão não é atribuível à atividade física?

Além disso, do ponto de vista do nível populacional, como o uso de telas é onipresente, o efeito na saúde2 pública dessas pequenas associações é bastante amplo. Além disso, existe a noção de suscetibilidade diferencial. Os efeitos médios da população desmentem o fato de que algumas crianças serão mais afetadas pelas mídias digitais do que outras. Portanto, tamanhos de efeito pequenos a nível populacional são a média dessas respostas diferenciais. Mais pesquisas são necessárias para discernir a suscetibilidade diferencial associada à exposição a mídias.

O conceito de multifinalidade, ou de que um preditor geralmente está associado a muitas dimensões de funcionamento de uma só vez, também deve ser considerado. Por exemplo, o uso das mídias pode resultar em pequenos aumentos na depressão, ansiedade, interrupção do sono, desatenção e dificuldades acadêmicas. Qualquer efeito modesto dentro de um indivíduo pode refletir grandes variações no funcionamento global. Considerados a nível do sistema familiar e considerando o uso de mídias por irmãos e pais, esses pequenos efeitos de repente se tornam muito importantes clinicamente.

Como cientistas, apoiamos um debate científico respeitoso, que acreditamos estimular uma pesquisa metodologicamente mais rigorosa. Nossa responsabilidade como cientistas é reconhecer os dois lados do debate. Existem oportunidades sem precedentes para as mídias digitais melhorarem o aprendizado, promoverem a saúde2 e fortalecerem as famílias. Ao mesmo tempo, o uso das mídias pode ser problemático, excessivo e prejudicial. Essa visão5 mais sutil, que reflete as complexidades da infância, representa o caminho mais prudente para os esforços de pesquisa.

Mas, como médicos, qual é a nossa responsabilidade para com os pacientes e familiares com quem trabalhamos todos os dias? A realidade é que os pais estão buscando ansiosamente nossa ajuda no uso das mídias por crianças e adolescentes. Eles nos procuram para recomendações, garantias e assistência em momentos de necessidade. Portanto, precisamos fazer declarações orientando pais e filhos sobre mídias digitais e saúde2 e mal podemos esperar pela ciência para resolver os debates.

Como médicos, em última análise, estamos buscando promover a saúde2; portanto, como primeiro passo, precisamos fazer as famílias pensarem nas mídias em telas – como elas as estão usando e quais são seus efeitos potenciais? Dado o estado da ciência, devemos oferecer uma mensagem equilibrada de cautela e esperança, discutindo os benefícios e as consequências do uso das mídias.

As diretrizes de uso das telas devem ser revisadas e o desenvolvimento de um plano de mídias familiar deve ser incentivado. Também é importante que as famílias entendam como as novas tecnologias podem ser persuasivas para manter as crianças nas telas; os dispositivos são projetados digitalmente para capturar e manter a atenção. Além disso, devemos enfatizar que as telas não devem substituir outras atividades críticas para a criança em desenvolvimento (isto é, sono e interações humanas).

Devemos adaptar nossa mensagem às necessidades da criança e ao contexto da família, pois o equilíbrio de riscos e benefícios pode variar para cada criança e família. Além disso, devemos conscientizar que o uso de mídias pelos filhos está associado ao uso de telas pelos pais. Portanto, devemos discutir o uso de telas no nível da família: como, onde e por que as mídias estão sendo usadas em casa por todos os membros?

A pesquisa continuará a esclarecer as maneiras pelas quais as mídias se cruzam com o bem-estar infantil. Enquanto isso, nossos códigos de ética clínica exigem que aconselhemos os pacientes de uma maneira que equilibre os danos e os benefícios de um cenário digital em rápida evolução.

Veja mais artigos sobre o tema:
"Tempo de tela e depressão na adolescência"
"Nomofobia - a dependência do aparelho celular"
"Mensagens de texto em celulares são particularmente perigosas para jovens ao volante"

 

Fonte: JAMA Pediatrics, 2 de dezembro de 2019.

 

NEWS.MED.BR, 2020. Uso de mídias digitais por crianças e adolescentes: as mídias digitais são parte do cenário atual do desenvolvimento e isso é uma verdade incontestável. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/1359518/uso-de-midias-digitais-por-criancas-e-adolescentes-as-midias-digitais-sao-parte-do-cenario-atual-do-desenvolvimento-e-isso-e-uma-verdade-incontestavel.htm>. Acesso em: 29 mar. 2024.

Complementos

1 Examinando: 1. O que será ou está sendo examinado. 2. Candidato que se apresenta para ser examinado com o fim de obter grau, licença, etc., caso seja aprovado no exame.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
4 Negligência: Falta de cuidado; incúria. Falta de apuro, de atenção; desleixo, desmazelo. Falta de interesse, de motivação; indiferença, preguiça. Inobservância e descuido na execução de ato.
5 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
Gostou do artigo? Compartilhe!