news.med.br  -  Medical Journal
Pesquisadores criaram modelos “completos” de embriões humanos a partir de células-tronco1 em laboratório e os cultivaram fora do útero2, num trabalho que abre caminho para avanços na fertilidade, testes farmacêuticos e transplantes. A pesquisa foi publicada na revista Nature. As pequenas bolas de tecido3 foram feitas combinando células-tronco1 que se organizaram em estruturas que imitam a organização 3D de todas as características conhecidas encontradas em embriões humanos de uma a duas semanas de idade. Embora as estruturas minúsculas não sejam idênticas às dos embriões humanos, os pesquisadores esperam que em breve sejam suficientemente boas para ajudar a esclarecer os mistérios das fases iniciais do desenvolvimento humano e das causas até agora desconhecidas do aborto espontâneo.
1 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
2 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
3 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
   [Mais...]

Estruturas renais iniciais feitas principalmente de células1 humanas foram cultivadas em embriões de porcos por até 28 dias, como parte dos esforços para cultivar órgãos humanos em outros animais para transplantes. As descobertas foram publicadas na revista Cell Stem Cell. Os rins2 são mais de 50% humanos e começaram a crescer em porcos pela primeira vez depois que os cientistas criaram embriões feitos de células1 humanas e suínas e os implantaram em porcas por até quatro semanas.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
   [Mais...]

O uso de quimioterapia1 em altas doses e transplante de células-tronco2 hematopoiéticas (TCTH) autólogo para pacientes3 com linfoma4 agressivo foi associado a um risco aumentado de certas segundas malignidades primárias (SMPs), de acordo com um estudo retrospectivo5 de coorte6 populacional dinamarquês publicado no The Lancet Haematology. Especificamente, os pacientes com linfoma4 tiveram um risco aumentado de câncer7 de pele8 não melanoma9 e síndrome10 mielodisplásica ou leucemia11 mieloide aguda em comparação com controles correspondentes.
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Linfoma: Doença maligna que se caracteriza pela proliferação descontrolada de linfócitos ou seus precursores. A pessoa com linfoma pode apresentar um aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, do baço, do fígado e desenvolver febre, perda de peso e debilidade geral.
5 Retrospectivo: Relativo a fatos passados, que se volta para o passado.
6 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
7 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
10 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
11 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
   [Mais...]

Acredita-se que a depressão e a ansiedade aumentem o risco de uma pessoa desenvolver câncer1, mas os resultados de pesquisas têm sido inconclusivos. Numa análise de vários estudos realizados na Holanda, no Reino Unido, na Noruega e no Canadá, os pesquisadores descobriram que a depressão e a ansiedade não estão associadas a riscos mais elevados para a maioria dos tipos de câncer1 nesta população. A análise foi publicada online no Cancer1, um periódico revisado por pares da American Cancer1 Society.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Tanto crianças como adultos com dermatite1 atópica apresentam um risco aumentado de doença inflamatória intestinal (DII), de acordo com um estudo de coorte2 de base populacional publicado no JAMA Dermatology. Em modelos totalmente ajustados, crianças com dermatite1 atópica tiveram um risco 44% aumentado de DII, enquanto os adultos tiveram um risco 34% aumentado em comparação com controles sem dermatite1 atópica.
1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
   [Mais...]

De acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open, o risco de acidente vascular cerebral1 foi elevado nos primeiros 30 dias após o parto entre as mulheres que foram submetidas a tratamentos de infertilidade2, e as probabilidades continuaram a aumentar durante o ano após o parto. Mas os números absolutos permaneceram muito baixos, enfatizaram os pesquisadores: apenas 37 hospitalizações por AVC por cada 100.000 mulheres submetidas a tratamento.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.
   [Mais...]

Após a estimulação cerebral profunda (ECP) do núcleo denteado cerebelar, uma região do cérebro1 envolvida no controle dos movimentos voluntários, 9 de 12 pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral2 até 3 anos antes experimentaram melhorias clinicamente importantes na função motora e diminuição no comprometimento, de acordo com os resultados de um ensaio de fase 1 publicado na Nature Medicine. Os pesquisadores não encontraram evidências de eventos adversos relacionados ao implante3 cirúrgico ou ao uso do dispositivo neste estudo de segurança e viabilidade.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
3 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
   [Mais...]

Um pequeno robô que pode viajar profundamente nos pulmões1 para detectar e tratar os primeiros sinais2 de câncer3 foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Leeds. O tentáculo ultra macio, que mede apenas 2 milímetros de diâmetro e é controlado por ímãs, pode atingir alguns dos menores brônquios4 e transformar o tratamento do câncer3 de pulmão5. Os pesquisadores testaram o robô com tentáculo magnético nos pulmões1 de um cadáver e descobriram que ele pode viajar 37% mais fundo do que o equipamento padrão e causar menos danos aos tecidos. Os resultados das suas investigações foram publicados na revista Nature Communications Engineering.
1 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Brônquios: A maior passagem que leva ar aos pulmões originando-se na bifurcação terminal da traquéia. Sinônimos: Bronquíolos
5 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
   [Mais...]

A suplementação1 com antioxidantes, como as vitaminas C e E, pode aumentar a formação de vasos sanguíneos2 nos tumores de câncer3 de pulmão4, ajudando-os a crescer e a espalhar-se, de acordo com um estudo em camundongos, publicado no The Journal of Clinical Investigation. Um dos pesquisadores destacou que as pessoas com esta doença não devem tentar evitar estes antioxidantes na sua dieta, mas obter mais do que necessitam através de suplementos pode causar danos. Com mais pesquisas, os resultados poderão apontar para uma nova forma de tratar alguns cânceres.
1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
   [Mais...]

Um curso prolongado de edoxabana (Savaysa) foi mais eficaz para trombose venosa profunda1 distal2 isolada em pacientes com câncer3, mostrou um estudo publicado na revista Circulation. Aos 12 meses, o tromboembolismo4 venoso (TEV) recorrente sintomático5 ou morte relacionada ao TEV foi menos provável em pacientes designados para 12 meses versus 3 meses de anticoagulante6 oral direto (DOAC) (1,0% vs 7,2%). Não houve salto significativo nas hemorragias7 com anticoagulação prolongada.
1 Trombose Venosa Profunda: Caracteriza-se pela formação de coágulos no interior das veias profundas da perna. O que mais chama a atenção é o edema (inchaço) e a dor, normalmente restritos a uma só perna. O edema pode se localizar apenas na panturrilha e pé ou estar mais exuberante na coxa, indicando que o trombo se localiza nas veias profundas dessa região ou mais acima da virilha. Uma de suas principais conseqüências a curto prazo é a embolia pulmonar, que pode deixar seqüelas ou mesmo levar à morte. Fatores individuais de risco são: varizes de membros inferiores, idade maior que 40 anos, obesidade, trombose prévia, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, entre outras.
2 Distal: 1. Que se localiza longe do centro, do ponto de origem ou do ponto de união. 2. Espacialmente distante; remoto. 3. Em anatomia geral, é o mais afastado do tronco (diz-se de membro) ou do ponto de origem (diz-se de vasos ou nervos). Ou também o que é voltado para a direção oposta à cabeça. 4. Em odontologia, é o mais distante do ponto médio do arco dental.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
5 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
6 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
7 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

» Wegovy reduz a forte carga de sintomas da insuficiência cardíaca relacionada à obesidade
» Perda de testosterona em homens mais velhos: vários fatores de estilo de vida e de saúde foram associados ao declínio dos níveis
» Nova descoberta abre caminho para prolongar a vida humana: cientistas transferem com sucesso gene associado à longevidade
» Nova pesquisa revela por que não se deveria adicionar banana em vitaminas de frutas
» Células da placenta podem regenerar o coração, ajudando a tratar ataques cardíacos
» Óculos com filtro de luz azul provavelmente não ajudam no cansaço visual, aponta estudo
» Alterações na retina surgem anos antes da doença de Parkinson
» Terapia genética entregue ao cérebro poderia tratar o abuso de álcool
» Mais tempo de tela foi associado ao atraso no desenvolvimento em bebês, conclui estudo
» Lipoproteína(a) é um fator de risco adicional para aterosclerose precoce em crianças com hipercolesterolemia familiar


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos