news.med.br  -  Medical Journal
Em um ensaio clínico randomizado1 publicado no JAMA Network Open, de pacientes no pós-operatório de parto cesáreo, aquelas tratadas com um dispositivo de estimulação elétrica de alta frequência como parte de um protocolo de analgesia multimodal usaram 47% menos medicação opioide durante a internação e receberam menos opioides na alta. Esses achados sugerem que o uso deste dispositivo pode ser um complemento útil para diminuir o uso de opioides sem comprometer o controle da dor após a cesariana.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
   [Mais...]

Limpar a mente de pensamentos que trazem medo, em vez de processá-los, às vezes pode ser bom para a nossa saúde1 mental, apontou um estudo publicado na revista Science Advances. Em vez de recordar e focar nesses pensamentos que despertam medo, pode ser útil evitar essas imaginações para aumentar o nosso bem-estar e evitar sintomas2 de problemas de saúde1 mental, como depressão ou TEPT.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

De acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open, mais atividade física no final da infância está associada a um aumento no volume cerebral em regiões envolvidas na cognição1, emoção, aprendizagem e doenças psiquiátricas. Principalmente, a atividade física total relatada por qualquer fonte e os relatos das crianças sobre brincadeiras ao ar livre foram associados ao aumento do volume da amígdala2 ao longo do tempo.
1 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
2 Amígdala: Designação comum a vários agregados de tecido linfoide, especialmente o que se situa à entrada da garganta; tonsila.
   [Mais...]

Praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficaz quanto o Viagra e medicamentos similares na melhoria da função erétil, de acordo com uma nova análise das melhores pesquisas até o momento sobre exercícios aeróbicos e função erétil. O estudo, publicado no The Journal of Sexual Medicine, descobriu que as atividades aeróbicas – como caminhar ou andar de bicicleta – melhoraram a função erétil em todos os homens com disfunção erétil, independentemente do peso corporal, saúde1 geral ou uso de medicamentos. Homens com disfunção erétil (DE) mais grave obtiveram os maiores benefícios.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Nesta revisão sistemática e metanálise, publicada no JAMA Dermatology, o uso de inibidores de JAK foi associado a uma probabilidade 3,83 vezes maior de acne1 em comparação com o placebo2. Os pacientes devem ser devidamente aconselhados sobre este potencial efeito adverso destes medicamentos antes do início do tratamento. Estudos futuros são necessários para elucidar melhor a fisiopatologia3 desta associação.
1 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
3 Fisiopatologia: Estudo do conjunto de alterações fisiológicas que acontecem no organismo e estão associadas a uma doença.
   [Mais...]

O tratamento da obesidade1 foi revolucionado por novos medicamentos como a semaglutida e a tirzepatida. Mas à medida que a procura pelos medicamentos aumenta, há um interesse crescente em investigar os seus potenciais efeitos colaterais2. Pesquisadores têm investigado os problemas gastrointestinais e a perda de massa muscular associados aos medicamentos e compartilharam algumas descobertas recentes. Uma carta de pesquisa publicada no JAMA descobriu que a incidência3 de pancreatite4inflamação5 do pâncreas6 – foi 4,6 vezes maior em pessoas que tomaram semaglutida do que em pessoas que tomaram um medicamento para perda de peso que não imita o GLP-1.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
4 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
5 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
6 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
   [Mais...]

Certos fatores previram quem manteve o peso após perdas bem-sucedidas com um programa de controle de peso disponível no mercado. Entre quase 3.000 pessoas que participaram do WeightWatchers, 57,4% mantiveram a perda de peso em 1 ano, enquanto 42,6% recuperaram 2,3 kg ou mais. De acordo com os resultados publicados na revista Obesity, as características comportamentais foram mais preditivas da manutenção da perda de peso, já que aqueles que o fizeram tenderam a pontuar mais alto em escalas que medem enfrentamento psicológico, automonitoramento, atividade física, escolhas alimentares, não comer na ausência de fome e hábitos mais fortes de dieta e exercícios.   [Mais...]
Uma equipe de cientistas está propondo uma nova explicação para alguns casos de Covid longa, com base nas descobertas de que os níveis de serotonina eram mais baixos em pessoas com essa doença complexa. No estudo, publicado na revista Cell, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia sugerem que a redução da serotonina é desencadeada por restos do vírus1 que permanecem no intestino. A falta de serotonina poderia explicar especialmente problemas de memória e alguns sintomas2 neurológicos e cognitivos3 da Covid longa, dizem eles.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

A formação de trombos1 em minúsculos vasos pulmonares (capilares2) é um dos primeiros efeitos da covid-19 grave, surgindo antes mesmo dos problemas respiratórios provocados pelo dano alveolar difuso. Esta foi a conclusão de um estudo brasileiro recentemente publicado no Journal of Applied Physiology. Ao analisar autópsias de nove pacientes que faleceram devido à forma severa da doença, notou-se um padrão distinto, com mudanças na vascularização pulmonar e ocorrência de trombose3. Na pesquisa, os especialistas apresentam, de forma inédita, detalhes sobre o dano endotelial e a geração de trombos1 resultantes da infecção4. Essas descobertas, incluindo a constatação de que a formação de trombos1 na microcirculação pulmonar é um aspecto central da covid-19, ajudam a compreender a fisiopatologia5 da doença e a desenvolver novas estratégias terapêuticas.
1 Trombos: Coágulo aderido à parede interna de uma veia ou artéria. Pode ocasionar a diminuição parcial ou total da luz do mesmo com sintomas de isquemia.
2 Capilares: Minúsculos vasos que conectam as arteríolas e vênulas.
3 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Fisiopatologia: Estudo do conjunto de alterações fisiológicas que acontecem no organismo e estão associadas a uma doença.
   [Mais...]

Compreender mais sobre o microbioma1 intestinal e como ele pode afetar o desenvolvimento e o tratamento da insuficiência cardíaca2 (IC) pode levar a uma abordagem mais personalizada para o manejo da doença, sugere um novo artigo de revisão publicado no Journal of the American College of Cardiology. Segundo os autores, o microbioma1 intestinal modula a fisiopatologia3 da insuficiência cardíaca2, contribui para a progressão da doença e para as respostas terapêuticas, e é promissor como um novo biomarcador. As interações entre o microbioma1 intestinal, a dieta e os medicamentos oferecem modalidades potencialmente inovadoras para o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca2. Os autores acreditam que a colaboração interdisciplinar facilitará a tradução da microbiômica intestinal de precisão para a avaliação clínica e o manejo de pacientes com IC.
1 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
3 Fisiopatologia: Estudo do conjunto de alterações fisiológicas que acontecem no organismo e estão associadas a uma doença.
   [Mais...]

» Nova ferramenta de inteligência artificial diagnostica tumores cerebrais na mesa de cirurgia
» Molécula de estreptococo lança luz sobre as imunoterapias contra o câncer e pode ajudar a explicar origem de algumas doenças autoimunes
» Anticorpo retarda a perda de células beta no início do diabetes tipo 1
» Exame de sangue diagnosticou com precisão a doença celíaca em adultos
» A ooforectomia precoce pode acelerar o aparecimento de problemas crônicos de saúde
» Lesão cerebral aumenta risco de doença cardiovascular
» Pesquisadores descobrem metabólitos preditivos para infarto do miocárdio incidente
» Nova abordagem permite avaliação não invasiva da homeostase normal e prejudicada do ferro no cérebro
» Nervos simpáticos suprimem as respostas das células T na infecção e no câncer
» Célula-tronco que contribui para a formação de vértebras também estimula o crescimento de metástases na coluna vertebral


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos