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Estudo aponta melhora da cognição com suplemento multivitamínico diário

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A suplementação1 diária de vitaminas e minerais melhorou a cognição2 em idosos, mostrou o ensaio clínico COSMOS-Mind.

O foco principal do estudo foi o efeito do extrato diário de cacau, que é rico em flavonoides que pesquisas anteriores sugeriram que podem ajudar a preservar a função cognitiva3. No teste de 3 anos, o extrato diário de cacau não teve efeito sobre a cognição2.

Mas ao longo de 3 anos, um suplemento multivitamínico mineral diário mostrou benefícios globais de cognição2 em comparação com placebo4, relataram Laura Baker, PhD, da Wake Forest University, e colegas em artigo publicado no jornal científico Alzheimer’s & Dementia.

A memória episódica e a função executiva5 também melhoraram.

O efeito global de multivitaminas diárias parecia mais pronunciado em participantes com doença cardiovascular.

“Esta é a primeira evidência de benefício cognitivo6 em um grande estudo de longo prazo de suplementação1 multivitamínica em idosos”, disse Baker em comunicado.

Mas é muito cedo para recomendar um multivitamínico diário para prevenir o declínio cognitivo6, ela alertou.

“Embora essas descobertas preliminares sejam promissoras, pesquisas adicionais são necessárias em um grupo maior e mais diversificado de pessoas”, disse Baker. “Além disso, ainda temos trabalho a fazer para entender melhor por que o multivitamínico pode beneficiar a cognição2 em idosos”.

Leia sobre "Suplementos alimentares", "Hipovitaminoses" e "Distúrbio neurocognitivo".

No artigo publicado, os pesquisadores avaliaram os efeitos do extrato de cacau e de um multivitamínico na função cognitiva3.

Eles contextualizam que suplementos dietéticos são apontados para proteção cognitiva3, mas as evidências de apoio são mistas. O COSMOS-Mind testou se a administração diária de extrato de cacau (contendo 500 mg/dia de flavonoides) versus placebo4 e um multivitamínico mineral (MVM) comercial versus placebo4 melhorou a cognição2 em mulheres e homens idosos.

O COSMOS-Mind, um grande estudo fatorial dois por dois, randomizado7, de 3 anos, avaliou a cognição2 por telefone na linha de base e anualmente. O resultado primário foi um composto de cognição2 global formado a partir de z-escores médios padronizados (em relação à linha de base) de testes individuais, incluindo a Entrevista por Telefone de Status Cognitivo6, Lista de Palavras e Recordação de Histórias, Trilhas Orais, Fluência Verbal, Extensão de Números, e Ordenação de Dígitos.

Usando a intenção de tratar, o desfecho primário foi a mudança neste composto com 3 anos de uso de extrato de cacau. O desfecho secundário pré-especificado foi alteração no composto com 3 anos de suplementação1 de MVM. Os efeitos do tratamento também foram examinados para função executiva5 e pontuação composta de memória, e em subgrupos pré-especificados com maior risco de declínio cognitivo6.

Um total de 2.262 participantes foram inscritos (idade média = 73 anos; 60% mulheres; 89% brancos não hispânicos) e 92% completaram a linha de base e pelo menos uma avaliação anual.

Extrato de cacau não teve efeito sobre a cognição2 global (z-score médio = 0,03, IC 95%: -0,02 a 0,08; P = 0,28). A suplementação1 diária de MVM, em relação ao placebo4, resultou em um benefício estatisticamente significativo na cognição2 global (z médio = 0,07, IC 95% 0,02 a 0,12; P = 0,007), e esse efeito foi mais pronunciado em participantes com histórico de doença cardiovascular (sem histórico: 0,06, IC 95% 0,01 a 0,11; com histórico: 0,14, IC 95% -0,02 a 0,31; P para interação, nominal = 0,01).

Benefícios do multivitamínico mineral também foram observados para memória e função executiva5.

O estudo concluiu que o extrato de cacau não beneficiou a cognição2. No entanto, o COSMOS-Mind fornece a primeira evidência de um grande estudo pragmático de longo prazo para apoiar a eficácia potencial de um multivitamínico mineral para melhorar a cognição2 em idosos.

É necessário trabalho adicional para confirmar esses achados em uma coorte8 mais diversificada e identificar mecanismos para explicar os efeitos do multivitamínico mineral.

Veja também sobre "Envelhecimento cerebral normal ou patológico" e "Quando a perda de memória não é normal".

 

Fontes:
Alzheimer’s & Dementia, publicação em 14 de setembro de 2022.
MedPage Today, notícia publicada em 15 de setembro de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Estudo aponta melhora da cognição com suplemento multivitamínico diário. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1425815/estudo-aponta-melhora-da-cognicao-com-suplemento-multivitaminico-diario.htm>. Acesso em: 19 abr. 2024.

Complementos

1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Cognição: É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, percepção, classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
3 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
5 Função executiva: Também conhecida como controle cognitivo ou sistema supervisor atencional é um conceito neuropsicológico que se aplica ao processo cognitivo responsável pelo planejamento e execução de atividades, que podem incluir, por exemplo, a iniciação de tarefas, memória de trabalho, atenção sustentada e inibição de impulsos.
6 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
7 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
8 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
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